Notícias



Explica Aí

Gambás são perigosos? Especialista esclarece dúvidas sobre o animal

O gambá-de-orelha-branca, espécie presente em Porto Alegre, é encontrado em parques, praças e áreas de vegetação

16/05/2023 - 14h29min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
Enviar E-mail
Sérgio Louruz / SMAMUS/PMPA
Pequenos animais não representam perigo

O gambá-de-orelha-branca pode ser visto em áreas de vegetação de Porto Alegre. O Diário Gaúcho convidou a chefe da Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Soraya Ribeiro, responsável por realizar o resgate de animais silvestres, para esclarecer dúvidas sobre o animal.

Gambás oferecem algum risco para os seres humanos? 

Não. Mas, gambás, como qualquer outro animal, podem morder como forma de defesa caso sejam pegos de forma errada. 

Leia mais
O DG te ajuda a entender o que é o arcabouço fiscal
O Diário Gaúcho te ajuda a entender qual a real ameaça nuclear da Rússia
O DG te ajuda a entender a relação do preço do petróleo com o valor de outros itens

Há variações de tipos de gambá na região urbana de Porto Alegre?

Não, em Porto Alegre ocorre apenas o gambá de orelha branca, Didelphis albiventris, uma espécie silvestre. Os gambás são animais que ocorrem em toda cidade, são muito adaptados a viver na zona urbana, pois hábitos errados das pessoas relacionados à disposição do lixo fazem com que o animal tenha muito alimento. Na primavera e verão, é comum ver as fêmeas carregando seus filhotinhos na bolsinha que têm na barriga ou sobre seu corpo.

O que fazer quando encontrar um gambá? 

Gambás são ativos à noite, quando circulam para buscar seu alimento. Durante o dia, podem ser vistos nos pátios ou em árvores, dormindo. Nesses casos, não devem ser perturbados, pois sairão sozinhos à noite. Apenas evite que cães cheguem perto. Caso o animal esteja ferido, órgãos ambientais devem ser chamados. Os contatos são: Smamus pelo (51) 3289-7517, Batalhão Ambiental no (51) 98501-6672 e Semars no (51) 98593-1288.

O gambá pode atacar meu pet? 

Não, o que mais acontece são os cães atacarem os gambás, especialmente as fêmeas com filhotes, que são mais lentas ao caminhar.

Posso prendê-lo para deixar em uma região de mata? 

Não se deve prender o animal, apenas conduzi-lo a uma mata próxima.

Se ele estiver dentro da minha casa, o que fazer? Como tirar ele do forro (se for o caso)?

Os gambás se aproximam das casas se tiver lixo aberto, ração de animais à disposição ou frutas. Isto deve ser evitado, pois também serve de alimento para ratos e insetos. Galhos de árvore junto ao telhado servem de ponte para os animais acessarem o forro e devem ser podados. Telhados devem ser revisados para que não tenham locais abertos para entrada dos animais. Caso o animal esteja preso em alguma peça da casa, os órgãos ambientais podem ser acionados. No forro, deve ser observado, à noite, por onde o animal sai e vedar para que ele não volte ao local.

O que os gambás comem? 

Frutas, insetos, pequenas cobras e o escorpião amarelo, que hoje em dia é um grande problema na cidade. Na verdade, os gambás fazem uma limpeza no entorno das casas com relação a animais que realmente podem causar problemas.

Posso oferecer algum alimento para ele? 

Não, animais silvestres jamais devem ser alimentados, eles têm todo o alimento que necessitam nas matas. Alimentar animais como o gambá fará com que se aproximem das casas.

O gambá transmite alguma doença? 

Não, mas, em caso de mordida, deve ser procurado posto de saúde, como qualquer mordida de animais como gato e cachorro. O gambá é um animal silvestre e é protegido pela lei federal 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais). É crime matar, perseguir, caçar ou maltratar esses animais.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias