Notícias



Seu Problema é Nosso

Na Capital, iniciativa que ensina boxe a crianças pede ajuda

Alunos usam materiais doados, alguns muito antigos e até improvisados

10/08/2023 - 13h47min

Atualizada em: 10/08/2023 - 16h52min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
André Ávila / Agência RBS
Treinos ocorrem na sede do Centro Infantil Renascer da Esperança

Para qualificar o ensino dos 17 participantes do grupo Renascer Novos Talentos do Boxe, o instrutor da modalidade Fábio Henrique Pinheiro, 36 anos, pede ajuda. A ideia dele é obter patrocínios, porém apoios financeiros pontuais também são bem-vindos. Isso porque, atualmente, os alunos treinam com materiais antigos – e alguns até adaptados. 

– Tudo é doado. Nossas luvas são velhas, as ataduras são aquelas usadas na saúde, os protetores bucais são antigos. Então, precisamos que abracem a nossa causa – comenta. 

Parceria 

O trabalho realizado por Fábio é voluntário e sem custos para os participantes. As aulas de boxe ocorrem no bairro Restinga, em Porto Alegre, na sede do Centro Infantil Renascer da Esperança – instituição criada há 29 anos pela gari aposentada Rozeli da Silva, 59 anos. Lá, o instrutor também ensina os alunos da instituição: 

– A dona Rozeli me convidou para levar as oficinas de boxe para as crianças (do Centro) há uns cinco meses. Eu fui. Ensino em torno de 80 alunos e duas vezes por semana, das 18h às 19h,  treino o Novos Talentos. 

Fábio explica que o grupo de 17 atletas da iniciativa foi criado para atender as crianças e jovens que, nas palavras dele, demonstram mais aptidão para o boxe. Na equipe, com idades de sete a 17 anos, há dois alunos do Centro que complementam as lições através dos treinos e outros 15 que foram recrutados por ele na Restinga. 

LEIA MAIS
Nono ano de escola em Cidreira não tem professor
Na Capital, creche está com biblioteca quase finalizada
Em Canoas, paciente aguarda por cirurgia há cinco anos

O sonho do instrutor, que também ensina o esporte em uma iniciativa no Morro da Polícia, no bairro Gloria, é formar um campeão. E, claro, isso só é possível se oportunidades forem oferecidas aos talentos que, talvez, estejam escondidos na periferia. 

André Ávila / Agencia RBS
Ataduras não são as adequadas aos esporte

– Além disso, o boxe traz muitas coisas boas às crianças. É um esporte olímpico. Ajuda a desenvolver disciplina, lealdade, companheirismo – elenca. 

Torneio 

O primeiro grande evento do Renascer Novos Talentos do Boxe e uma prova de fogo em busca de apoio é uma competição que Fábio está organizando. O evento deve ocorrer em 17 de setembro e reunir outros três projetos sociais – um da Capital, um de Alvorada e outro de Canoas. 

– Vai ser um torneio entre crianças, com o objetivo de fazer a comunidade conhecer mais sobre o boxe. Por enquanto, conseguimos alguns parceiros, mas precisamos de divulgação e mais apoio – finaliza. 

Ajude o projeto

/// Informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 98483-7889 ou pelo telefone (51) 99208-6012, com Fábio. 

/// Doações podem ser feitas pelo Pix (CPF) 01054628025. 

Renascer da Esperança 

Criado em 1994 pela ex-gari Rozeli da Silva, o Centro Infantil Renascer da Esperança tem sede no bairro Restinga, em Porto Alegre. Atualmente, de acordo com a fundadora, atende 381 crianças do bairro e de arredores, com idades de três a 17 anos. Ela conta que o lugar dispõe de uma escola de Educação Infantil, um trabalho de “fortalecimento de vínculos” e várias opções esportivas: academia de dança com bailarinas, boxe, futebol e karatê, entre outros. É possível apoiar a iniciativa pelo site renascerdaesperanca.com/doar.

*Produção: Guilherme Jacques



MAIS SOBRE

Últimas Notícias