Notícias



Seu Problema é Nosso 

Conheça mirante feito de pneus no noroeste do Estado

Ao todo, já foram usadas mais de 4 mil peças 

04/09/2023 - 11h19min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Vista para o Rio Uruguai encanta visitantes.

Aproveitando a chegada do feriadão de 7 de Setembro, um ponto turístico na comunidade de São Miguel, na cidade de Alecrim, no noroeste do Estado, é uma dica que chama a atenção pelo material peculiar usado em sua construção. O Mirante São Miguel é feito de pneus, tem seis metros de altura e recebe, todo fim de semana, dezenas de visitantes que podem apreciar a vista do Rio Uruguai, na fronteira com a Argentina. 

O empreendimento foi idealizado e construído pelo técnico agrícola Paulo Júnior Koche, 38 anos, morador de Santa Rosa e proprietário de uma empresa de jardinagem. Dono de um terreno de cinco hectares, em 2021 ele decidiu dar uma nova finalidade ao descampado que, até então, não tinha atrativos, e se motivou a transformá-lo em um local de preservação e contemplação da natureza.

– Foi pensando também no meio ambiente. Tem tanto pneu jogado (por aí). É para dar um destino, reutilizar. Todos cheios de pedra e areia para não acumular água – conta.

O trabalho foi feito incansavelmente por Paulo, sempre aos finais de semana, quando podia sair de Santa Rosa e se dedicar à empreitada na comunidade São Miguel. Até hoje, essa é  a rotina dele, que passa os sábados e domingos no mirante, com a mão na massa e atendendo os visitantes.

LEIA MAIS
Em Canoas, jovem aguarda há cinco meses por consulta 
Com festa na Capital, grupo Prato Feito das Ruas completa sete anos
Em rua de Alvorada, moradores não aprovam obra

Construção

Ele diz que não esperava tanta aceitação do público, mas fica feliz com o resultado positivo:

– As pessoas tiram foto, gostam. Tem bastante calmaria. Depois da pandemia, o pessoal está buscando ter mais contato com a natureza – reflete.

Paulo já usava pneus de carro recolhidos em borracharias na construção de vasos de plantas e contenções de terra. Porém, foi quando pegou pneus de caminhão, maiores e mais pesados, que ele teve a ideia de criar uma estrutura para apreciar melhor a vista do campo.

Hoje, o terreno já conta com pórtico de entrada, quiosque, banheiro, gruta, lixeiras, um segundo mirante em construção, sinalização e canteiros de flores – tudo feito com pneus. Paulo estima que já tenham sido usadas 4 mil peças.

O primeiro mirante levou em torno de um ano para ficar pronto. Depois disso, passada a fase de aprendizado e com mais contatos de borracharias de onde pudesse tirar a matéria-prima, outras estruturas foram construídas simultaneamente e com mais agilidade.

Arquivo pessoal / Arquivo pessoal
Pneus são preenchidos de terra e recebem plantas que ornamentam a construção.

Novas atrações para todos

Se depender do idealizador da iniciativa, o Mirante São Miguel não para de crescer. A nova atração do local já está em construção: um labirinto de pneus de carros que deverá ter 30 metros de diâmetro e ser feito com 2 mil a 3 mil itens.

O desejo de Paulo é de que todos possam aproveitar o espaço e vai fazer as melhorias necessárias para isso:

– Já estamos pensando na parte da acessibilidade para cadeirantes. Tem gente que não consegue subir porque logo na entrada tem uma escada de pneus… Isso tudo vai ser melhorado – conta.

Ele já imagina, também, futuros quiosques para pessoas que queiram acampar ou passar um dia, um balanço do infinito, venda de lanches e bebidas e “tudo que puder fazer” com pneus.

Produção: Caroline Fraga



MAIS SOBRE

Últimas Notícias