Notícias



Top das comunidades

Conheça a Agência Compromisso, que atua para dar protagonismo à periferia

Projeto é um dos 10 que vão representar o RS na Expo Favela Innovation, em São Paulo 

25/11/2023 - 05h01min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Marina (à frente) trabalha com comunicação e moda.

Nascidas no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, a Agência Compromisso e sua fundadora, Marina de Lima Schmitt, 26 anos, têm um ideal bastante claro. Cria e criadora se dedicam a dar visibilidade às narrativas e aos profissionais da região.

– A ideia é tornar as pessoas protagonistas e conectar a nossa atuação no terceiro setor às empresas privadas, com foco na comunicação e na moda, através de projetos e práticas que tenham responsabilidade social e sustentabilidade – define a empreendedora.

Deste modo, a Compromisso, presta serviços de curadoria, desenvolvimento de projetos, produção de conteúdo, ativação de marca e construção de imagem. Em paralelo, e para reforçar a rentabilidade, divide seu espaço, no Centro de Educação Ambiental (CEA), do Bom Jesus, com um brechó. Com foco em uma moda sustentável e preços acessíveis, o comércio de roupas dá mais fluidez de caixa à agência e fomenta os planos de voar mais alto:

(Ser classificada) vem como um selo de verificação. Uma validação para mim como empreendedora, porque empreender é algo muito solitário. Então, tudo isso traz visibilidade e possibilidades.

MARINA DE LIMA SCHMITT

Fundadora da Agência Compromisso

– Hoje, dividimos a sala entre o brechó e a agência. Mas, neste ano, compramos um terreno. Foi uma vitória porque, enquanto negócio, nos organizamos e juntamos o dinheiro para comprar. É o primeiro espaço que conquistamos e, agora, estamos planejando construir.

Mas tanto para ela, quanto para Danielly Linhares, 21 anos, a primeira colaboradora da Compromisso, há uma outra conquista que vale mais que o terreno e os lucros financeiros. É o desenvolvimento de talentos e do próprio bairro.

– É um trabalho coletivo promover o desenvolvimento dessa comunidade que tem 40 mil pessoas. O Bom Jesus é muito marginalizado e queremos virar essa chave, mudar a opinião que as pessoas de fora têm sobre ele – reflete.

CONFIRA QUAIS SÃO OS OUTROS SELECIONADOS

*Produção: Guilherme Jacques




MAIS SOBRE

Últimas Notícias