Notícias



Top das comunidades

Conheça a Clau Estampas e sua história marcada pelos reposicionamentos

Projeto é um dos 10 que vão representar o RS na Expo Favela Innovation, em São Paulo 

25/11/2023 - 05h00min

Atualizada em: 25/11/2023 - 05h01min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Cláudia produz estampas exclusivas para estilistas e marcas.

A história da Clau Estampas se mistura com a de sua fundadora, Cláudia Campos, 44 anos, moradora do bairro Partenon, na Capital. Ambas, marcadas por mudanças de rumo. Movimentos, porém, que mantiveram o respeito aos valores e propósitos que guiam a iniciativa.

Hoje, tenho um ateliê de design de estamparia que valoriza a memória afetiva e ancestral das culturas afro e indígena – explica, sobre as estampas que cria para estilistas e marcas que busquem conceitos exclusivos.

Porém, com uma trajetória de nove anos no mercado, ela começou com uma marca de roupas e assessórios afros sustentáveis. Criava, confeccionava, vendia e chegou até a ter uma loja física. Mas, como a maioria dos pequenos empreendedores, em 2020, viu a pandemia de covid-19 cruzar seu caminho e mudar tudo. Da dificuldade, nasceu a Clau Estampas.

A guinada, porém, não foi a primeira. A semente do empreendedorismo já tinha sido plantada há mais tempo. Isso porque, antes de se aventurar e se descobrir no universo da moda, ela foi professora de História:

Somos mulheres negras atravessadas pelo racismo e pelas relações de mercado. Por isso tenho a expectativa de deixar um legado, ser vista nacionalmente. O futuro da moda é ter propósito e eu entendo que meu produto não é pensado para o agora. É o futuro.

CLÁUDIA CAMPOS

Criadora da Clau Estampas

Sou especialista e mestre e não conseguia melhorar, crescer profissionalmente. Então, resolvi fazer uma nova faculdade. Cresci com a ideia de que diploma é importante e, como gostava muito, optei pela Moda. No curso, descobri os desenhos e comecei a marca.

O movimento acertado levou Cláudia a um patamar alcançado por poucos, o da união de satisfação profissional e rentabilidade.

Tenho uma legitimação, conhecimento das ciências humanas. Achei o caminho com um produto que tem conteúdo e uma forma de me sentir valorizada. No empreendedorismo, consegui dar a volta por cima – conclui.

CONFIRA QUAIS SÃO OS OUTROS SELECIONADOS

*Produção: Guilherme Jacques




MAIS SOBRE

Últimas Notícias