Notícias



Nas partes altas

Dmae pede que CEEE Equatorial instale geradores em estações de tratamento de água de Porto Alegre

Ao menos 13 bairros seguem sem abastecimento nesta quarta-feira (20)

20/12/2023 - 21h46min


Yasmin Luz
Yasmin Luz
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Moradores das partes mais altas da cidade, sobretudo na Zona Leste, têm sofrido há dias com a falta de água.

A prefeitura de Porto Alegre anunciou, na manhã desta quarta-feira (20), uma série de medidas a curto e médio prazo para lidar com o desabastecimento de água na Capital. Em entrevista coletiva, o prefeito Sebastião Melo e o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, informaram que será feito um pedido para que a CEEE Equatorial instale geradores nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), que têm relação com as áreas altas da cidade. 

Conforme informações dos técnicos do Dmae, o tempo estimado para a resolução de falhas de energia pela CEEE Equatorial aumentou de 6 para 10 horas nas estações.

— Por enquanto, o que podemos fazer é aumentar o número de caminhões-pipa e fazer manobra e acordo com a Equatorial para não faltar energia. Porque se houver interrupção no fornecimento elétrico, a produção e bombeamento de água são afetados. Agora, nós estamos numa emergência. Quando o paciente está na UTI, você tem que tratar, e é isso que estamos fazendo. Os remédios que nós temos nesse momento são esses — explica Melo.

O diretor do Dmae apontou algumas das principais razões para os problemas atuais de desabastecimento. Entre eles o  início e a intensificação da onda de calor na cidade, o aumento no consumo de água e quatro horas de falta de energia na Estação de Tratamento de Água Belém Novo, "fundamental para o abastecimento das áreas de maior altitude, como Lomba do Pinheiro".

Yasmin Luz / Agencia RBS
Prefeito concede entrevista para explicar o problema do desabastecimento.

— Desde a falta de luz, os níveis que atendem essas áreas não voltaram mais ao normal. A água retornava, mas era consumida nas partes mais baixas e não tinha força pra chegar nas partes mais altas — alega Loss.

Além disso, Sebastião Melo informou que encaminhará à Câmara de Vereadores um projeto para a contratação de mais servidores temporários para o Dmae.

— O número de funcionários nesse regime passará de 120 para 140, para termos força de trabalho. Entre os chamamentos previstos estão, principalmente, cargos para técnicos em saneamento — relata.

Procurada pela reportagem de GZH, a CEEE Equatorial informou que não há obrigatoriedade da concessionária fornecer os geradores.

Medidas da prefeitura

Próximos passos - curto prazo:

  • Pedido feito à CEEE Equatorial para que instale geradores em estações de tratamento que têm relação com as áreas altas da cidade. Motivo: tempo médio para a CEEE Equatorial resolver falta de energia nas estações de tratamento do Dmae subiu de 6 para 10 horas, segundo pesquisa recente feita por técnicos do departamento. 
  • Previsão para solicitar dupla alimentação de energia em estações onde for viável, em razão de frequentes oscilações no serviço da CEEE Equatorial 
  • CEEE Equatorial será notificada formalmente para solucionar questões de falta e oscilação de energia em estações de tratamento. Texto também vai para MP, Agergs e Aneel
  • Manobras na rede seguirão ocorrendo, conforme a necessidade, especialmente durante a madrugada, para estabilizar níveis nos reservatórios que atendem áreas altas da cidade 
  • Reuniões com comunidades atingidas têm ocorrido com a participação direta da própria direção do Dmae

Médio prazo:

  • Dmae dará início a estudos para instalar uma estação de tratamento provisória na barragem Lomba do Sabão, que poderá contribuir como solução temporária para as áreas altas da cidade, até que as obras mais complexas sejam concluídas

Falta de água persiste

Ao menos 13 localidades estão com desabastecimento de água no final da manhã desta quarta-feira. Segundo o Dmae são motivos diferentes. 

A falta do serviço na Vila Menina Alvira e Coronel Aparício Borges é em razão de uma manutenção corretiva na estação. Ainda segundo o departamento, estão em normalização a parte alta da Vila São José Comunitária, partes dos bairros Ponta Grossa, Lomba do Pinheiro, Agronomia, Vila dos Sargentos, Jardim Carvalho, Boa Vista, Colina do Prado, Bom Jesus, Vila Jardim, Cefer II. 

O restante da cidade está com o abastecimento normalizado. Nesta quarta, 21 caminhões-pipa, com capacidade entre 10 mil e 25 mil litros, totalizando 250 mil litros, estão circulando pelos bairros atingidos


MAIS SOBRE

Últimas Notícias