Notícias



Moinhos de Vento

Agora com poço para evitar morte de peixes, lago do Parcão é entregue revitalizado à população

Obra, que durou 11 meses, teve investimento de R$ 3,11 milhões, por meio de termo assinado entre a prefeitura e a Melnick

07/02/2024 - 22h02min


Caroline Garske
Enviar E-mail

Quem visitar o lago do Parque Moinhos de Vento, o Parcão, a partir de agora verá um ambiente repaginado e terá um contato com a natureza mais agradável. A obra de revitalização do lago foi entregue à população na manhã desta quarta-feira (7). Foram 11 meses de trabalhos — um a mais do que o previsto, por causa, segundo os responsáveis, dos períodos de chuva na cidade.

O investimento, de aproximadamente R$ 3,1 milhões, ocorreu por meio de um Termo de Alienação de Solo Criado por Contrapartida (TASCC), firmado com a empresa Melnick para a aquisição de índices construtivos necessários para a implantação do empreendimento na Avenida Nilo Peçanha. Os trabalhos foram fiscalizados por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).

O ato de entrega da revitalização contou com a presença do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e do titular da Smamus, Germano Bremm. Melo comemorou a conclusão do trabalho e ressaltou que agora a cidade conta com mais um espaço qualificado de lazer e de contato com o meio ambiente.

— Esse é um de nossos 12 parques. Precisamos ter mais árvores, mais sustentabilidade — frisou.

— Agradeço à Melnick e aos adotantes do parque — completou.

Poço

O secretário Germano Bremm afirmou que a reforma era uma demanda antiga da comunidade, porque a cada verão o lago sofria com seca, o que gerava problemas com a falta de oxigenação da água.

— Os peixes morrendo, os cágados também. E para solucionar esse problema de oxigenação era necessário construirmos um projeto bem amplo e técnico para entender o que estava ocasionando essa falta de água. Para isso, foi feita a implantação de um poço artesiano que vai bombear a água necessária e por isso a gente vê o acúmulo maior (de água), que é desse poço e não da chuva — explicou.

O lago passou por um longo processo de desassoreamento. Do local, foram removidos 5 mil metros cúbicos de sedimento, entre matéria orgânica e lixo.

— E claro, foi feito todo um paisagismo no entorno, com novo mobiliário, a parte de urbanização, pintura do moinho — acrescentou Bremm.

A manutenção do lago ficará por conta da prefeitura de Porto Alegre. Já brinquedos e bancos, por exemplo, terão manutenção da Melnick e dos adotantes.

Parcerias para qualificar espaços

Vice-presidente de Operações da Melnick, Marcelo Guedes, enfatizou a importância da parceria com o poder público. Segundo ele, a empresa se preocupa com a qualificação dos espaços públicos:

— Vejo desenvolvimento econômico e social andando de mãos dadas. Essa melhoria se deu através de uma ferramenta, que é quando o empreendedor desenvolve um projeto, ele faz um investimento na aquisição de índices construtivos, isso pode se dar por aquisição de moeda ou através da entrega de obras de contrapartidas, e aqui a gente conseguiu fazer essa reversão por obras lideradas pelo município e isso nos enche de orgulho porque vemos a cidade melhorando e crescendo.

Animais

De acordo com o secretário Germano Bremm, os animais, como patos, foram retirados do local porque eram colocados pelas pessoas.

— Nossa recomendação é para que as pessoas não tragam (animais), não é um habitat adequado para ter essa fauna, é uma área urbana. O que temos aqui são os peixes e cágados — orientou.

Alex Rocha / PMPA / Divulgação
Patos e marrecos que havia no local foram retirados, porque haviam sido postos por pessoas, sem autorização.

Quem percebeu a ausência dos patos foi o pequeno Noah de Souza Bilher, quatro anos, neto do funcionário público José Carlos Bilher, 64. Os dois aproveitaram a manhã desta quarta para passear e ver como ficou a reforma do local.

— Mas pelo menos ele está vendo as tartarugas (cágados). Ficou excelente, a gente vem bastante aqui e antes tinha bastante sujeira — comentou José Carlos.

A manhã bonita de sol foi convidativa para os registros fotográficos. Ana Maria Alauz, 73, e a sobrinha Ketlen Garcêz, 17, fizeram várias selfies.

— Está lindo! A gente adora tirar foto, já até coloquei no meu Instagram — brincou. Ela (Ketlen) é de Dom Pedrito e a trouxemos aqui para ela conhecer — relatou Ana Maria.

— Já vou embora semana que vem, mas adoro Porto Alegre, é uma cidade linda — comentou a jovem.

O que foi feito

  • Desassoreamento do lago
  • Implantação de sistemas de drenagem e de poço artesiano
  • Recuperação da cascata já existente
  • Instalação de aeradores
  • Pintura do moinho
  • Instalação de espaços de contemplação com bancos e vegetação
  • Bordas do lago com pedras

MAIS SOBRE

Últimas Notícias