Notícias



Nova edição

Programa de educação e inclusão no mercado, Geração Caldeira 2024 será lançado nesta quinta

Evento será realizado em nova área do Instituto Caldeira; iniciativa já está com inscrições abertas

24/04/2024 - 22h05min


Fernanda Polo
Fernanda Polo
Enviar E-mail
Jefferson Botega / Agencia RBS
Esta será a terceira edição do programa, que já capacitou mais de 6 mil alunos da rede pública e empregou mais de 140.

O Instituto Caldeira lança, na tarde desta quinta-feira (25), a edição de 2024 do Geração Caldeira, programa educacional com foco na inclusão no mercado de trabalho. O evento será realizado no prédio da antiga fábrica Tecidos Guahyba, nova área do instituto, para convidados. Destinado a capacitar e empregar jovens talentos de todo o Brasil na área da tecnologia, o Geração Caldeira é um programa gratuito. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até 1º de maio (confira abaixo o passo a passo).

Com painéis e palestras, o evento de lançamento unirá educação, empreendedorismo, arte e música. Entre os nomes confirmados nos painéis, estão: Jorge Gerdau, presidente do Conselho de Administração da Gerdau; Jayme Sirotsky, presidente emérito da RBS e presidente do Instituto Jama; Marciano Testa, presidente do Conselho do Instituto Caldeira; Claudio Marinho, fundador do Porto Digital; Aod Cunha, economista; Wilma Resende, ex-diretora da Junior Achievement Brasil; e Isabelle Christina, da Oracle, embaixadora do programa Um Milhão de Oportunidades da Unicef e jovem transformadora da Ashoka, rede global de empreendedorismo social. Também haverá apresentação do pianista Alvaro Siviero.

Esta será a terceira edição do Geração Caldeira, que já capacitou mais de 6 mil alunos da rede pública e empregou mais de 140 em empresas que fazem parte da Comunidade Caldeira. Em 2024, o programa conta com novos parceiros, novo processo seletivo e novas trilhas educacionais. Podem participar do programa jovens entre 16 e 24 anos, que estejam cursando ou tenham cursado o Ensino Médio na rede pública (ou particular com bolsa acima de 50%). O objetivo é atingir 10 mil inscritos nesta edição. 

No processo seletivo, 200 alunos serão escolhidos e receberão uma bolsa no valor total de R$ 3 mil durante a etapa presencial. Os jovens terão acesso a eventos, empresas e espaços físicos do Caldeira, realizando uma imersão no ecossistema de inovação e nova economia. Ao final do programa, eles serão encaminhados para processos seletivos exclusivos em empresas parceiras.

Da primeira turma do Geração Caldeira, com 50 estudantes, quase a totalidade conquistou vagas em parceiros do hub: o índice de empregabilidade foi de 92%, com a contratação ocorrendo em até quatro meses após o término do programa – e, cerca de um ano depois, a remuneração aumentou em três vezes, com crescimento na carreira. A formatura da segunda turma ocorreu em dezembro, e, após quatro meses, cem alunos já estavam atuando em empresas como Sebrae, Banrisul, SLC, Agibank, Sicredi e DLL. A previsão é que, até a metade de 2024, ao menos 150 dos 200 participantes da última turma estejam empregados.

Transformando vidas

Jefferson Botega / Agencia RBS
Yasmin Valêncio, 18 anos, se formou na última turma e hoje trabalha com planejamento publicitário na empresa Dap7.

O Geração Caldeira foi uma das melhores coisas que aconteceu na minha vida. Eu sendo uma jovem preta, que estudou a vida inteira em escola pública, me abriu portas que nem imaginava. O projeto é muito além do que nós tentamos divulgar, ele dá muitas oportunidades para os jovens crescerem tanto profissionalmente quanto mentalmente — relata Yasmin Valêncio, 18 anos, que se formou na última turma.

O programa teve grande impacto na vida da moradora de Viamão, que cresceu em um bairro periférico, fazendo-a perceber que seus sonhos são possíveis. Yasmin queria construir sua carreira na área de marketing e publicidade e, hoje, em seu primeiro emprego, já trabalha com planejamento publicitário na empresa Dap7, localizada no instituto. No Geração Caldeira, os jovens aprendem noções práticas do mercado de trabalho – o que é bom para o profissional e para a empresa, ressalta.

Me deu um impulso de conexões e oportunidades que eu nunca teria se não participasse do programa. Conheci profissionais da minha área de outros países, muitas pessoas importantíssimas que eu queria muito ter contato e acabei tendo com o projeto — complementa.

Jefferson Botega / Agencia RBS
Estevão Barbosa, 20 anos, de Guaíba, foi um dos alunos da formação, sendo eleito destaque Dale da trilha de Marketing Digital.

Estevão Barbosa, 20 anos, de Guaíba, é outro dos 200 jovens que se formaram na turma de dezembro. Por meio do programa, encontrou-se no marketing, área em que já atuava. Na avaliação dele, a experiência permitiu compreender profundamente sua área e questões de negócios, comportamentais e emocionais. Barbosa também destaca a importância da conexão com pessoas e empresas propiciada pela formação. Além disso, entre os benefícios da jornada, ressalta o aprimoramento na comunicação, já que antes era tímido.

Para quem veio de baixo, é uma experiência que te tira da tua bolha e te mostra que tu consegue acessar novos lugares, mais altos, que tu é capaz. Eles te colocam nesse ambiente e te mostram que tu também pode estar aqui — afirma.

Barbosa teve a oportunidade de conhecer o Instituto Caldeira antes de ser aprovado no programa e estabeleceu a meta de, um dia, trabalhar no hub. Levou menos tempo do que esperava: em um ano, estava entre os alunos da formação, sendo eleito destaque da trilha de Marketing Digital. Hoje, atua no instituto, como assistente de tráfego pago na empresa Pulsa.

— Pude acessar muitos lugares, vários eventos, participar de muita coisa, me encontrar na minha área especificamente, consegui uma bolsa de estudos na PUCRS agora, emprego. Minha vida mudou completamente por conta do Geração Caldeira — afirma o jovem, que não frequentava o Ensino Superior anteriormente.

O impacto do programa é altamente relacionado ao emprego, avalia Felipe Amaral, diretor do Campus Caldeira, plataforma educacional do instituto. A organização acredita que, se um jovem de escola pública consegue um bom primeiro emprego, isso pode transformar sua futura carreira. A iniciativa contribui, na visão da plataforma, para o Rio Grande do Sul se transformar em um polo de referência em formação de talentos na América Latina. Amaral destaca a relevância da oportunidade, por gerar mobilidade econômica para uma juventude que, muitas vezes, não tem acesso a possibilidades como essa ou não conhece o instituto.

— Nossa pretensão é: como a gente de fato chega e sensibiliza esses milhares de jovens que, muitas vezes, não têm acesso a formação e a oportunidades relevantes de trabalho? O que a gente faz no Instituto Caldeira é criar um caminho alternativo para que essa juventude possa entrar no mundo de inovação e tecnologia e ter uma carreira promissora na vida — ressalta.

Como será o programa

  • A inscrição deve ser realizada pelo site
  • Os jovens que tiverem a inscrição aprovada no processo seletivo receberão um email até 6 de maio com o link para a live de boas-vindas, que acontecerá no dia 8 de maio
  • Na fase inicial do processo seletivo, os jovens têm até 16 de maio para se cadastrar e entrar na plataforma. Depois disso, devem finalizar a capacitação online na trilha escolhida até 1º de julho
  • Os alunos que concluírem a etapa online realizarão uma prova técnica online
  • Aqueles que obtiverem uma boa média na prova e um bom desempenho geral estarão aptos a participar do Bootcamp GC, etapa híbrida composta por desafios e capacitações. Para alunos de outros locais, a participação será online
  • A partir do Bootcamp, 400 alunos serão selecionados para uma entrevista individual presencial em agosto no Instituto Caldeira
  • De agosto a dezembro, 200 jovens selecionados participam do Geração Caldeira, presencialmente
  • Por fim, os alunos formados serão encaminhados para processos seletivos exclusivos em empresas parceiras
  • Jovens que não tiverem condições de participar do curso presencialmente ainda podem participar da etapa online de processo seletivo e receber a certificação da trilha escolhida

As trilhas educacionais oferecidas neste ciclo do Geração Caldeira são:

  • Marketing e Design
  • Programação Python
  • Programação Java
  • Gestão e Vendas

O programa inclui certificações de grandes empresas de tecnologia (Oracle, AWS, Microsoft, Google, Salesforce e Nvidia), acesso à Comunidade Caldeira – com mais de 500 empresas –, rede de desenvolvimento coletivo e apoio individual e preparação comportamental para o mercado de trabalho.

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. O Geração Caldeira tem como mantenedores os Institutos Helda Gerdau, Jama, SLC, além da Fundação A.J Renner e das empresas Banrisul, Oracle, Randoncorp e do Sebrae.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias