Entretenimento



Especial Dia do Sexo

Relembre cinco momentos que fizeram a TV pegar fogo!

05/09/2015 - 07h04min

Atualizada em: 05/09/2015 - 07h04min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Estevam Avellar / TV Globo

Celebrado neste domingo, o Dia do Sexo é uma das melhores datas para se comemorar, fala a verdade! Foi criada por uma marca de preservativos como uma brincadeira, e é claro que Retratos da Fama entra nessa também.

Não é de hoje que as cenas de sexo povoam o imaginário coletivo, principalmente na teledramaturgia. Há 25 anos, a selvagem Juma, vivida por Cristiana Oliveira, na extinta TV Manchete, aparecia nua tomando banho de rio em Pantanal, levando os homens à loucura.

Depois, outros tantos personagens pra lá de sexuais deixaram os telespectadores sem piscar os olhos em frente à telinha. No fim de semana do Dia do Sexo, entre no clima e relembre com a gente quem pegou fogo na tevê. 

Verdades Secretas: Carolina encontra gravata de Alex no quarto de Angel

Cinco vezes onça

Sucesso dos anos 90, Pantanal tinha em sua base o erotismo que alavancou a trama. Exibida em 1990, alcançou picos de audiência na extinta TV Manchete.

Em 16 de maio de 1990, a nudez de Cristiana Oliveira então com 26 anos, como a Juma, deu o que falar quando ela apareceu de costas tomando banho no rio. A novela de Benedito Ruy Barbosa, com direção de Jayme Monjardim, tinha cenas que hoje seriam consideradas leves.

- Pantanal foi um caso específico de trama totalmente diferenciada naquele momento, tanto em termos de narrativa quanto de estética - analisa Mauro Alencar, doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Usp e membro da Academia de Artes e Ciências da Televisão em Nova York, em entrevista ao site Uol.
<BR  

Leia mais sobre as tramas da Globo no Noveleiros

Na trama, José Leôncio (Claudio Marzo) e Jove (Marcos Winter) viajam ao Pantanal e acabam conhecendo Juma Marruá, que, segundo comentários das redondezas, se transformava em onça pintada. A novela marcou época pelas cenas de sexo entre Juma e Jove e fez tamanho sucesso que foi reprisada três vezes: em 1991, 1993 e 1999, às vésperas do final da emissora e em 2008, no SBT.

Lolita

Em 2001, o envolvimento entre uma lolita e um homem mais velho deixou a audiência em chamas, em Presença de Anita, na TV Globo. A personagem que deu nome à minissérie, vivida pela gaúcha Mel Lisboa, enlouqueceu Nando (José Mayer) na base da provocação.


Em uma das cenas mais marcantes, ele tirou a cinta para dar uma surra na menina, irritado com a amizade dela com a sua filha, Luiza (Júlia Almeida). Mas a briga, é claro, terminou na cama.

A insaciável, além de seduzir o veterano, diversificou: em um dos capítulos, fez um jantar especial para Zezinho (Leonardo Miggiorin). No menu, a primeira noite de amor do tímido menino com Anita, que adorava aparecer só de calcinha.

Eta, danada!

Gabriela (2012) deu um show no horário das 23h, da TV Globo! Juliana Paes, na pele da personagem principal, mandou ver em sequências que fariam a Gabriela original, vivida por Sônia Braga, em 1975, ficar roxa de vergonha.



A amada de Nacib (Humberto Martins) ficou soltinha em uma banheira e nua para o seu turco, que adorava admirar sua musa. Juliana admite que não se sentia à vontade com tanta cena pegando fogo. Mas o colega - e que sortudo! - a ajudou..

- Tranquilo nunca é, porque existe sempre uma tensão. Mas eu não podia ter um companheiro de cena mais entregue e mais amoroso do que o Humberto - afirmou a atriz, na época, ao site Uol.

Verdades escancaradas

Verdades Secretas é quase uma feira livre, mas nada supera a pegação de Alex (Rodrigo Lombardi) e Angel (Camila Queiroz). Na noite da  terça-feira, os amantes deram o que falar nas redes sociais, com uma cena que lembrou as melhores produções eróticas do cinema.

Mulher de Rodrigo Lombardi comenta cenas de sexo em novela: "É uma coisa mecânica, ensaiada"

Mais uma vez, o bumbum de Lombardi ganhou destaque, mas o de Camila não passou despercebido. A repercussão foi tamanha que a mulher do ator, Betty Baumgarten, se pronunciou dizendo que não sente ciúme do maridão.  

- Eu sei que o clima é zero na hora. Tem outras pessoas junto, e o diretor fica o tempo todo falando no ouvido deles. É uma coisa mecânica, ensaiada - disse a ex-maquiadora da Globo ao site Ego.



Aula prática

Também na novela das 23h, Yasmin Brunet quase deixou sem fôlego o público de casa e o sortudo do Bruno (João Vitor Silva). Em uma das sequências mais comentadas, a loira apareceu com os seios de fora.

Nudez de Rodrigo Lombardi em novela faz sucesso na internet

Sua personagem, Stephanie, apareceu nuazinha. É que ela iniciou sexualmente o jovem, filho de Alex - e que começo!

Nudez de Yasmin Brunet faz sucesso em Verdades Secretas

Nada roubado, tudo compartilhado



Na minissérie Amores Roubados (2014) Cauã Reymond, que interpretava Leandro, e Dira Paes, como Celeste, movimentaram a telinha com cenas escaldantes. Na época, chamou a atenção a boa forma da atriz quarentona, nua em cena. 

- Nos preparamos bastante, mas claro que teve uma química maravilhosa, e isso deu veracidade. Eles se envolviam por atração, tinham uma liga de pele muito forte - disse Dira, em entrevista ao Gshow.

O pegador também teve momentos de tirar o fôlego com Antonia, personagem de Ísis Valverde. E a química foi tão forte, mas tão forte, que, durante as gravações, comentou-se que os atores estariam ficando - coincidência ou não, em seguida, Cauã e Grazi se separaram.

Evolução dos tempos, não apelação

Doutor em teledramaturgia brasileira e latino-americana e membro da Academia de Artes e Ciências da Televisão em Nova York, Mauro Alencar acredita que a teledramaturgia acompanha a evolução do tempo e dos costumes. E não vê as tramas das 23h da TV Globo como uma estratégia da emissora para atingir um público mais sexual.

- Vejo o surgimento deste horário como forma de atender a temas mais contundentes da sociedade, como o book rosa - argumenta.

O aumento das cenas de sexo em novelas, para o estudioso, faz parte do "movimento social da arte".

- O explícito é retrato de cada tempo, de cada sociedade, de cada movimento comportamental. Mas não creio que o público esteja menos conservador. Também não vejo a questão da erotização como aspecto de conquista de audiência pura e simplesmente. Ela faz parte do componente humano e pôde ser melhor trabalhada pelos nossos autores - defende ele.

Para que uma cena quente funcione, Mauro é taxativo sobre o que acredita ser a fórmula do sucesso:

- Antes de mais nada, ter atores apaixonados pelos seus papéis.

Aperitivo

Sexóloga e colunista do Diário Gaúcho, Lúcia Pesca reconhece que as cenas mexem com o imaginário dos telespectadores.

- As pessoas não conseguem falar sobre isso no dia a dia. Quando a televisão traz, elas observam e absorvem - analisa.

Mas a especialista faz uma ressalva para que não haja frustração:

- Nunca ache que o sexo da vida real terá aquela beleza que aparece na tevê. Ali é maquiado, e as pessoas nem sempre estão dispostas para o momento daquele jeito.

Ainda assim, o erotismo mostrado na telinha tem sua serventia.
- A cena é um ponto de partida. Fale com o parceiro, diga o que você gostaria que ele fizesse. Adapte e viva o seu romance - ensina a sexóloga.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias