DG Ajuda Você



DG Ajuda Você

Saldo do FGTS pode ser garantia em empréstimos consignados

Modalidade de crédito oferece juros mais baixos, mas benefício ainda depende de regras da Caixa para ser usado pelo trabalhador

15/07/2016 - 11h34min

Atualizada em: 15/07/2016 - 11h35min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Já é lei, publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, a possibilidade do trabalhador do setor privado usar até 10% do saldo da conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para crédito consignado, aquele com desconto na folha de pagamento.

Leia mais:
Saiba como usar o FGTS para diminuir a prestação da casa própria
Governo amplia carência para segurado ter direito a benefícios do INSS. Veja o que o mudou

No entanto, o Conselho Curador do FGTS e a Caixa Federal, que opera o Fundo, não definiram as regras para as pessoas usarem esse benefício. Ou seja, a lei não tem ainda como ser cumprida. E não há prazo para que comece.

A Caixa espera que o Conselho defina o número máximo de parcelas e a taxa de juros a ser cobrada. O Conselho, formado por ministérios e representantes de empregadores e trabalhadores, tem reunião marcada para a próxima quarta-feira, mas, até ontem, não estava definida a pauta do encontro.

Leia mais notícias da seção DG Ajuda Você

Segundo a assessoria do Ministério do Trabalho, a quem cabe a presidência do órgão, era improvável que a decisão fosse tomada em uma única reunião.
A intenção da medida é reduzir as taxas de juros cobradas de trabalhadores do setor privado. As projeções da equipe econômica no início do ano eram de que isso viabilizaria crédito da ordem de R$ 17 bilhões.

Giane Guerra: Se puder, use o FGTS

Outro ponto do texto é a possibilidade de o empregado dar como garantia até 100% do valor da multa paga pelo empregador em caso de demissão sem justa causa. Especialistas se dividem na avaliação da lei. Para o presidente Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), é arriscado cair no crédito mais fácil.

– O FGTS funciona como uma poupança forçada, então, não vejo com bons olhos o uso dos recursos para amortização de dívidas ou garantir empréstimos. O trabalhador deve enxergar o fundo como investimento em longo prazo e respeitá-lo – diz Reinaldo Domingos.

O educador financeiro Adriano Severo concorda que é preciso cautela, mas ressalta que há situações em que o consignado pode ser um bom negócio:

– Certamente, os juros serão menores. Então, se for para quitar uma dívida cara, como a do cartão de crédito, pode valer a pena.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias