DG Ajuda Você



Finanças Pessoais

Como começar a poupar e criar uma reserva para imprevistos

Não é do dia para a noite, mas é possível ajustar as contas e reservar um pouquinho todo mês para um eventual dificuldade

19/09/2016 - 10h03min

Atualizada em: 19/09/2016 - 11h04min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

Em época de crise, com empregos perdidos e redução de renda, muito mais gente se dá conta de como seria bom ter uma reserva financeira. É como um colchão para, se for preciso, amortecer uma queda forte na renda.

Leia mais:
Saiba onde o botijão de gás está mais barato na Capital
10 dicas para organizar as finanças em caso de desemprego

Todo mundo sabe que o dinheiro não anda sobrando tão fácil assim para ser guardado. Para a maioria, antes será preciso quitar contas, ver onde se pode começar a gastar menos nas compras. Depois é que será possível começar a poupar. Veja, abaixo, as dicas dos educadores financeiros Adriano Severo e Jó Adriano da Cruz.

Sem pressa de ter hoje

Por cerca de 20 anos, trabalhando como mecânico, Luiz Carlos Dorneles de Azambuja, 56 anos, reservou grande parte do que recebia como 13º salário. Não tinha nenhum objetivo específico, a não ser a vontade de se preparar para o futuro.

– Não tenho grandes conhecimentos de economia, mas eu sempre tive essa coisa de guardar, de não gastar tudo. A gente não sabe o dia de amanhã – diz o morador de Novo Hamburgo.

Com essa reserva, montou com a esposa uma lanchonete no Bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo. Mas o hábito de fazer aquela reserva não tem jeito de parar. Sempre uma parte do lucro no pequeno negócio vai para a poupança.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias