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Conheça os seus direitos e veja como driblar a greve dos bancos

Instituições financeiras têm de oferecer canais alternativos aos clientes. Saiba como pagar suas contas e onde fazer queixas

06/09/2016 - 15h38min

Atualizada em: 06/09/2016 - 15h44min


A paralisação dos bancários a partir desta terça-feira mereceu orientações especiais do Procon de Porto Alegre. Se o atendimento dentro das agência está parado, caixas eletrônicos e internet banking são os principais caminhos. O cliente precisa buscar uma forma alternativa de quitar as contas, a greve não isenta o pagamento.

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– Se o correntista não conseguir efetuar pagamentos em função da não disponibilização de canais alternativos, deverá informar a demanda pelo call center do banco, anotar o número de protocolo e realizar denúncia junto ao Procon – ressalta o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.

Os consumidores devem observar a data de pagamento das faturas. O que o Procon da Capital reforça é que a falta de pagamento acarreta multa. Caso não consiga pagar, a orientação é de que o consumidor entre em contato com os fornecedores de produtos e serviços para encaminhar outra forma de quitação como aluguel, condomínio, luz, entre outras.

Bloqueio

O Procon alerta que os bancários não podem obstruir agências e devem oferecer atendimento a casos pontuais e urgentes. Assinaturas de contratos de financiamento, seguros e demais casos devem ser reagendados sem qualquer ônus para o consumidor.



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