DG Ajuda Você



A hora é agora

Veja como aproveitar o momento e negociar melhor o preço do aluguel 

Pesquisa mostra que a crise segurou o preço dos alugueis, que voltaram ao patamar de 2014. Ocasião é boa para o locatário pechinchar.

30/09/2016 - 08h45min

Atualizada em: 02/10/2016 - 18h56min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
Estudante de Direito, Vinicius Barrios Guimarães, 24 anos, aproveita a oferta de imóveis para escolher bem.

O valor do aluguel residencial em Porto Alegre voltou ao nível de quase três anos atrás. Quem diz é o índice FipeZAP, indicador nacional que acompanha os preços de locação em 11 cidades no Brasil. O preço médio do metro quadrado anunciado na Capital está em R$ 21,75, parecido com o valor de janeiro de 2014.

Veja as dicas no vídeo abaixo:

O que isso quer dizer? Que o locatário está com mais força para fazer o aluguel caber no bolso, tanto na renovação quanto na busca por algo novo. Há mais oferta do que interessados em alugar.

– O poder de barganha está mais nas mãos de quem já é inquilino ou que está procurando imóvel. É hora de sentar e conversar – recomenda o educador financeiro Jó Adriano da Cruz.

Leia mais:
Taxa de juros do cheque especial a 321,1% ao ano: saiba como sair deste círculo vicioso e salvar seu bolso
Greve prejudica saque do FGTS, veja as opções para retirar o benefício

É preciso dedicar tempo para a procura e usar portais de imóveis na internet e grupos nas redes sociais, onde proprietários oferecem imóveis. Quanto maior a oferta de determinado tipo imóvel, mais chance de bom aluguel.

O estudante de Direito Vinicius Barrios Guimarães, 24 anos, visitou nesta semana quatro apartamentos no Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Imóvel residencial para alugar é o que não falta na região, e sabendo disso, ele aproveita para olhar e escolher o que mais se encaixar no que procura.

– Eu quero um jk ou apartamento de um quarto, o que seria o ideal. Este ponto é ótimo para mim, entre a faculdade e o estágio. Tem ônibus, tem tudo perto. Mas tem de encaixar no que eu posso pagar, com aluguel e taxas, não pode passar de R$ 1 mil – diz ele.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias