Cidades da Região Metropolitana anunciam calendário para pagamento do IPTU - Informações sobre finanças, guias e outras utilidades no Diário Gaúcho

Versão mobile

7 municípios09/12/2016 | 04h02Atualizada em 09/12/2016 | 04h02

Cidades da Região Metropolitana anunciam calendário para pagamento do IPTU

Municípios começam a recolher o IPTU oferecendo desconto para quem pagar à vista e de forma antecipada

Cidades da Região Metropolitana anunciam calendário para pagamento do IPTU Alexandre Oliveira/Agencia RBS
Foto: Alexandre Oliveira / Agencia RBS

Enquanto Porto Alegre suspende o desconto para antecipação do IPTU 2017 e deixa os contribuintes em suspense para o próximo ano, os demais municípios da Região Metropolitana dão a largada para o pagamento do imposto oferecendo abatimentos. Sete cidades já estão com calendários definidos e começam a receber os pagamentos em cota única.

As cidades de Esteio e São Leopoldo oferecem os maiores descontos, podendo chegar a 22%. Para aqueles que não aceitarem antecipar, os municípios oferecem parcelamentos entre cinco e dez vezes.

Inflação

Os percentuais de reposição no IPTU do próximo ano variam entre 7% e 10,54%, com base em índices que medem a inflação. Em Esteio, o imposto não sofreu atualização, mas a taxa de lixo teve alteração no valor referente ao IGP-M.Até ontem, as cidades de Novo Hamburgo, Guaíba, Viamão e Eldorado do Sul ainda não tinham calendário nem valores definidos para o pagamento do IPTU, o que deve ocorrer entre neste mês e no começo de 2017.

Leia mais
IPTU atrasado: saiba como não ir parar no SCPC
Confira o novo local de atendimento da Defensoria Pública na Capital

Em Porto Alegre, é a primeira vez desde 1988 que os porto-alegrenses ficam sem o estímulo para quitar o imposto em cota única. 

O prefeito eleito, Nelson Marchezan (PSDB), deixou aberta a possibilidade de oferecer algum abatimento a partir de 1º de janeiro, quando assumir o cargo, conforme estiverem as contas da prefeitura.


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • Eduardoleote

    Eduardoleote

    EduardoLeote@diariodecanoas @diario_gaucho @aovivozh @bvcanas Incêndio no Bairro Rio Branco em Canoas Rua Cairú altura do numer… https://t.co/EoJS53amHdhá 2 horas Retweet
  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário Gaúchohttps://t.co/qhP1z4CaPhhá 4 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros