Notícias



Internet

Descubra o que o Google sabe sobre você e aprenda a controlar essas informações

Em cinco passos é possível ver como a empresa consegue "espionar" a sua vida pela web

19/11/2014 - 13h51min

Atualizada em: 19/11/2014 - 13h51min


Você já sabe que praticamente tudo o que faz na internet é rastreado pelo Google, como informações básicas de sexo, idade e a cidade onde mora. Mas já parou para pensar em que outros dados seus ele consegue monitorar? A resposta pode ser assustadora, dependendo do seu envolvimento com a internet.
As informações visualizadas podem variar de simples gostos pessoais até locais em que você frequentou. São diversos métodos usados para coletar os elementos, desde os termos buscados no Google, até o que é compartilhado no Google+ ou os lugares que são buscados no Maps. A boa notícia é que você pode ter uma ideia do quanto o Google sabe sobre você, e até controlar algumas coisas. Quer saber como isso funciona? Confira!

Descubra qual é o pacote de internet móvel ideal para você
Oito dicas para você usar e abusar do WhatsApp
Taxistas high tech se esforçam para atender clientela conectada

1.  Faça seu login na conta Google e entre na página na página de configurações. Se preferir, pode clicar aqui.

 
2.
Vá em "Histórico da Conta", na parte superior da página.

3. Ao final da lista procure por "Anúncios". Em seguida, clique em "Editar Configurações" ou clique aqui se preferir.
O Google mostra de forma automática o que ele sabe sobre você. Ali aparecem informações básicas como sexo e idade, até outras mais complexas.

4. Na parte de "Interesses" clique em "Editar" e serão exibidos os assuntos que o Google julga que você acha interessante.
Essas informações foram determinadas de forma anônima a partir dos sites que você visitou e que usavam o AdSense, a plataforma de publicidade do Google. Elas existem mesmo que você não tenha uma Conta Google e ajudam a empresa a exibir anúncios publicitários mais próximos do seu interesse.

5. O Google ainda mantém registrados todos os vídeos que você já assistiu no YouTube, as buscas feitas na internet e um mapa de lugares por onde você tem andado. E esse mapa é muito interessante (e assustador). Ele funciona especialmente para usuários de Android que autorizaram o funcionamento dessa ferramenta. O smartphone ou tablet pode pegar a geolocalização entre determinados espaços de tempo. você pode ver os dados escolhendo pelas datas. É possível também optar por apagar as informações de alguns dias ou então exportar todo o conteúdo. Acesse aqui.


Dicas:
* Se deseja ter mais privacidade na web, é possível controlar o registro das suas pesquisas, além de outras atividades. Para fazer essa configuração entre nesse link: google.com/history

* O YouTube tem o mesmo recurso e o ajuste é separado. As configurações estão acessíveis em youtube.com/my_history

* Se você frequentemente vê um anúncio do Google que não lhe interessa, é possível bloqueá-lo. Basta clicar no link "Anúncios Google" ou "Ads by Google" (que deve estar no canto do quadro publicitário) e essa opção irá aparecer em uma tela em seguida.

* Se deseja impedir que o Google associe todos os seus dados a uma única identidade, o que você precisa fazer é usar "Contas Google" diferentes para cada serviço: e-mail, YouTube, Google+, Picasa, etc. Dessa maneira, o Google não realizará o cruzamento dos dados.

WhatsApp lança atualização para desabilitar aviso de mensagem lida
Leia outras notícias sobre tecnologia
Leia outras notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias