Notícias



Tecnologia

Oito dicas para você usar e abusar do WhatsApp

Veja alguns truques interessantes sobre o aplicativo que podem facilitar ainda mais a sua vida

13/11/2014 - 08h03min

Atualizada em: 13/11/2014 - 08h03min


O WhatsApp é figurinha carimbada na maioria dos smartphones, um dos aplicativos de mensagens mais populares e utilizados no mundo. Pensando nisso, procuramos algumas dicas e recursos sobre o aplicativo para que você possa utilizá-lo ao máximo. Confira!

Aprenda como rastrear seu celular perdido ou roubado
Uso do Whatsapp é prejudicado por bloqueio da internet após fim da franquia
Anatel vai cobrar explicações de operadoras sobre mudanças na internet móvel

1. Faça um backup de suas conversas
O WhatsApp faz backups automáticos das conversas, mas também é possível fazer um backup manual.
No iOS, é só ir em Ajustes > Ajustes de Conversa > Backup de Conversas.
No Android, vá em Configurações > Opções de Conversas e toque em Backup de Conversas para salvar suas conversas mais importantes. É mais interessante desativar o backup automático e fazê-lo sempre manualmente, porque o automático exige um pouco da bateria do celular.

2. Proteja seu WhatsApp (Android)
Para que as pessoas não fiquem bisbilhotando em suas coisas, existe o Bloquear Messenger e Chat, que inclui um PIN (senha) para abrir o aplicativo. Sem esta senha, qualquer pessoa será impedida de acessar suas conversas. O aplicativo também funciona para outros serviços de bate-papo. O WhatsApp Lock é um dos apps de proteção que podem ser baixados no Google Play.

Atualização do WhatsApp traz novas funcionalidades às conversas
Atualização do WhatsApp gera enxurrada de memes

3. Crie atalhos para contatos (Android)
Se você tem o hábito de se comunicar diariamente com algum grupo ou uma pessoa específica, é possível criar um atalho na página inicial. Assim fica mais fácil de enviar mensagens para seus amigos sem precisar abrir o aplicativo. Para fazer isso, basta entrar na área de conversas do aplicativo pressionar e segurar o contato que gostaria de fixar. Um pop-up irá aparecer, então, aperte em "Adicionar atalho para conversa".
Esta opção não está disponível no WhatsApp para iOS, mas pode-se usar um aplicativo, tal como o 1TapWA, para ter uma funcionalidade semelhante em seu iPhone. Esse aplicativo também tem alguns recursos extras, como um editor de imagens e um programador de ações.

4. Impedir que fotos do WhatsApp se misturem com outras imagens do celular (iOS)
Para quem gostaria de manter as imagens recebidas no WhatsApp exclusivamente no aplicativo é bem simples para quem tem iOS. Entre em Ajustes > Privacidade > Fotos e desmarcar a opção do WhatsApp.

5. Mudar de número sem reinstalar o aplicativo
Se você trocou de número, mas manteve o mesmo telefone, não é preciso reinstalar o WhatsApp. Basta entrar em Configurações > Informações da Conta > Alterar número. A ferramenta irá guiá-lo pelo restante do processo.

Aprenda a habilitar o teclado de "carinhas" em seu celular
WhatsApp passa a avisar se mensagem foi lida pelo usuário

6 . Notificações no desktop
É possível ver todas as notificações no seu computador. O aplicativo Pushbullet consegue fazer a ligação entre o computador e o celular para receber as notificações diretamente no desktop, sem a necessidade de olhar para o celular. Com esse app instalado, quando chegar alguma mensagem do WhatsApp, ela deverá aparecer no seu PC por meio de uma extensão para o navegador, e ficará a seu critério abrir o aplicativo para responder ou não a mensagem.

7. Como desabilitar o "visto por último"
O WhatsApp mostra um timestamp "visto por último", contando a última vez em que você esteve online no aplicativo. É possível desativar esse registro, por razões de privacidade. Fazendo isso, seus contatos não saberão a última vez que você abriu o WhatsApp. Entretanto, infelizmente, isso também impede que você saiba quando seus contatos estiveram online. Veja como fazer:

iOS
Abra o WhatsApp e toque em "Ajustes", no canto inferior direito da tela. Nas configurações do aplicativo, toque em "Conta". Em seguida, toque em "Privacidade". Toque sobre "Visto por último" e escolha a opção "Ninguém".
Android
Toque sobre o botão localizado no canto superior direito da tela. No menu que aparece, escolha "Configurações". Nas configurações do aplicativo, toque em "Informações da conta" e, em seguida, "Privacidade".Toque sobre "Visto por último" e escolha a opção "Ninguém".
Windows Phone
Toque sobre o botão "…", no canto inferior direito da tela. No menu que aparece, escolha "Configurações". Nas tela de configurações, toque em "Conta". Em seguida, toque sobre o botão "Privacidade". Por fim, toque sobre "Todos", logo abaixo do item "Visto por último", e altere para "Ninguém".

Grupo da família no Whatsapp: forma de reaproximar parentes distantes ou chatice de velhos?
Leia outras notícias do dia

8. Saiba quando as mensagens realmente foram lidas
Você é um daquelas pessoas que fica se torturando à espera das respostas de um amigo no WhatsApp? Já existe uma novidade que lhe permite ter a certeza de que a mensagem foi visualizada pelo seu contato.
A informação é muito simples e não precisa da ajuda de alguma ferramenta adicional. Basta atualizar o WhatsApp. Assim que você enviar uma nova mensagem para algum contato, irá perceber alguns detalhes no funcionamento delas.

Confira as novas legendas dos ícones do WhatsApp:
"V" único: significa que a sua mensagem enviada
"V" duplo: significa que mensagem foi recebida (não necessariamente lida)
"V" duplo e na cor azul: a mensagem foi visualizada


MAIS SOBRE

Últimas Notícias