Notícias



Olho vivo

Dez coisas que você precisa saber para aproveitar a Black Friday sem sustos

Confira as sugestões do Procon e do Serasa para não se decepcionar com as compras

26/11/2014 - 18h20min

Atualizada em: 26/11/2014 - 18h20min


SXC.HU / Divulgação
Muita atenção na hora de se jogar nas ofertas

Acontece nesta sexta-feira a Black Friday. As ofertas via internet vão desde livros e CD's até cursos de dança. Pesquisas de lojas virtuais já estimam que cerca de 5,2 milhões de pedidos ocorrerão apenas na sexta-feira. Contudo, especialistas alertam que é preciso ficar ligado para não sair no prejuízo na hora de adquirir os produtos. O Procon orienta que quem estiver disposto a caçar promoções na própria sexta-feira, 28, deve ficar atento para não cair em golpes. A principal sugestão é ler com atenção a política de privacidade das lojas online para saber quais compromissos elas assumem quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados pessoais. Uso indevido de informações é um dos crimes mais configurados pelo sistema de proteção ao consumidor.

Leia também
Site vai disponibilizar cadastro online para reclamações

Seis coisas que você precisa saber antes de comprar um smartphone

Confira algumas dicas para não ter surpresas desagradáveis na hora de receber ou desfrutar dos produtos:

1.  Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);

2.  Desconfie de ofertas vantajosas demais;

3. Analisar a descrição do produto, comparar com outras marcas e imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).

4. Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

5.Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o o boleto bancário e/ou depósito em conta.

Sem surpresas na fatura
Além das dicas de segurança, é importante atentar posteriormente para o pagamento dos produtos adquiridos. O Serasa avisa que por mais que as ofertas pareçam tentadoras, é necessário evitar o superendividamento. Mais cinco sugestões podem ajudar você a não comprometer todo o seu décimo terceiro salário nas compras pela internet:

- Coloque na ponta do lápis todas as despesas fixas e as contas já assumidas ou previstas;

- Planeje as compras. Reflita se está realmente precisando daquele produto. Discuta a necessidade da compra com a família.

- Pesquise o mesmo produto em lugares diferentes, pois os preços podem variar muito. Algumas lojas podem ter estoques antigos e oferecer um valor mais baixo;


- Cuidado ao usar o cartão de crédito. Ele dá a falsa sensação de que não está gastando.

- Cuide com longos parcelamentos para não comprometer ainda mais a renda. O fim do ano está próximo e, neste período, os gastos aumentam ainda mais.

Leia todas as notícias do Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias