Tia Lolô recebe nesta quarta-feira o prêmio Líderes e Vencedores - Notícias

Versão mobile

 
 

Exemplo bom04/12/2014 | 07h02

Tia Lolô recebe nesta quarta-feira o prêmio Líderes e Vencedores

Há 20 anos a frente da associação que oferece reforço escolar e doses de carinho, tia Lolô ganhará hoje troféu da Federasul e da Assembleia Legislativa

Tia Lolô recebe nesta quarta-feira o prêmio Líderes e Vencedores Fernando Gomes/Agencia RBS
Tia Lolô montou creche dentro de um ônibus em Viamão Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS

Quando subir ao palco do Teatro Dante Barone, em Porto Alegre, nesta quinta-feira, às 19h30min, para receber o prêmio Líderes e Vencedores, Losângela Ferreira Soares, 45 anos, não levará nenhum discurso anotado em um pedaço de papel porque certamente a inspiração para falar virá da plateia.
Parte das 80 crianças beneficiadas pela Associação Comunitária Beneficente Tia Lolô irá prestigiar a entrega do troféu à Lolô pela Federasul e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A honraria é dada à personalidades, empresas e projetos sociais e culturais que são exemplo no Estado.
– Se não fosse nós todos juntos e os voluntários, não seria possível, vou representar todos eles. Estou tão feliz e mais nervosa do que no dia do meu casamento – confessa ela, que fez mechas no cabelo e já escolheu o vestido que vai usar.

Leia todas as notícias do Diário Gaúcho

Tia Lolô comemora 20 anos a serviço da criançada

Da simplicidade de um projeto que nasceu dentro de um ônibus para acolher crianças carentes, ela se tornou referência quando o tema é atender os pequenos de futuro incerto. Os "filhos" da tia Lolô vem dos Bairros Florescente, Santo Onofre, São Thomé e Vila Gaúcha para a creche que ela montou a partir de um ônibus ao longo de mais de 20 anos na Vila Orieta. Até hoje, já foram cerca de mil crianças atendidas.
– É um orgulho para mim estar aqui, a Lolô é uma mãe. Parece que a gente não é visto mas quando acontece isso, a gente se renova – comenta a voluntária Jussiana Vieira da Silva, 23 anos, há seis anos na associação.

Lições no ônibus da Lolô

Ali, há tudo o que não encontram em casa ou falta na escola: banho quente, brincadeiras, reforço escolar e barriga cheia. Sem nenhuma formação em educação, Lolô reúne a criançada para ditados, ensina antônimos e sinônimos, separação de sílabas e continhas de multiplicação. Em meio a atividades lúdicas, provoca os pequenos a criar histórias com figurinhas ou começa contando uma e estimula um deles a continuar a contar.
– Estimulo muitos eles a pensar rápido com joguinhos, a respeitar as voluntárias e os pais em casa. Para vir aqui precisam cumprir as regras, os horários das refeições e ir bem na escola. Os que tem melhor comportamento, vão aos passeios e são liberados para brincar no ônibus – explica.
Na rotina disciplinada, ganham doses de carinho que alimentam uma rotina carente.
– Há poucos dias, quando estava escrevendo as cartinhas de Natal para os Correios e o Diário Gaúcho, uma das crianças me parou e disse que era para eu escrever que ela queria ganhar um abraço da mãe. Fiquei sem reação – conta, emocionada.

Sempre um novo desafio

Ela divide as responsabilidades de uma maratona diária com 13 voluntárias e o marido, o serralheiro Sidnei Pinheiro Martins, 55 anos. Mãe de quatro filhos, dedica todo o tempo a escolinha que fica em frente a sua casa. A associação se mantém exclusivamente de doações, o que nem sempre garante fartura. Leite, achocolatado e farinha láctea são os itens que mais necessitam.
– Eu me desafio sempre. Quando faço as festas de Natal, junto brinquedos o ano inteiro para ninguém ficar sem porque isso marca uma criança.

O prêmio

O prêmio Líderes e Vencedores é realizado desde 1995 pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A homenagem reconhece e valoriza o trabalho e o sucesso de personalidades, empresas e iniciativas do Estado que servem de exemplo. O Líderes e Vencedores está dividido em cinco categorias: Sucesso Empresarial, Mérito Político, Expressão Cultural, Destaque Comunitário e Referência Educacional. Mais do que uma homenagem, o Prêmio é um reconhecimento da sociedade gaúcha a ações que servem de exemplo em suas áreas de atuação.

 
 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros