Praça da Alfândega
Árvore cai sobre cadeira de engraxate no Centro de Porto Alegre
Segundo trabalhadores, as plantas da praça estão velhas e muitas delas, entortadas, dão sinais de que podem cair
Engraxates levaram um susto na manhã desta quinta-feira no Centro da Capital: uma árvore caiu sobre a cadeira de uma trabalhadora na Praça da Alfândega. Por sorte, ninguém se feriu.
A planta, que seria um Ipê Roxo, é antiga e já estaria apresentando sinais de que poderia cair, segundo os profissionais que atuam diariamente no local.
- Sempre achei que iria cair, porque tem erva de passarinho, sinal de que a árvore está morta - disse Vera Regina Pereira da Silva, 53 anos, que há nove trabalha como engraxate no local.
- Ouvi estalos, vi que a árvore balançou e alguém gritou para eu sair dali. Foi o que fiz - acrescentou.
>>> Em 2013, queda de árvore na Redenção matou uma pessoa e feriu outras duas
>>> Engraxate é a mesma que cuidava da placa com o testamento de Getúlio Vargas, que foi roubada em dezembro de 2014
Trabalhadores que atuam como profissionais liberais na Praça disseram que, quando venta muito, preferem deixar o local devido ao risco de algumas árvores caírem. No entanto, consideram um bom lugar para trabalhar, devido às sombras que as árvores proporcionam.
- As pessoas já comentavam que essa árvore poderia cair a qualquer momento, porque ela estava torta - afirmou Danilo Castro Fonseca, 67 anos, que trabalha há 25 anos como vendedor ambulante no Centro da Capital.
Eles relataram ainda que, há alguns dias, a prefeitura fez a poda de galhos que tinham risco de cair. A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), mas até às 12h30min não obteve retorno.
Tadeu Vilani/Agência RBS
Curta a página do Diário Gaúcho no Facebook
Leia mais notícias do Diário Gaúcho