Notícias



Polêmica

Em festival, chineses comem 10 mil cachorros e geram revolta na internet

Muitas pessoas se mobilizaram contra o evento, mas isso não impediu que a festividade tivesse início neste sábado

21/06/2015 - 15h52min

Atualizada em: 21/06/2015 - 15h52min


Divulgação / AFP

Um festival onde mais de 10 mil cachorros serão mortos para virar comida foi motivo de grande polêmica nas redes sociais neste final de semana. O evento, que acontece em Yulin, na China, mobilizou internautas e organizações protetoras de animais que pediam o cancelamento da celebração.

A hashtag #stopyulin2015 (parem Yulin 2015) circulou com bastante força na internet. Cerca de um milhão de pessoas assinaram um abaixo-assinado no site Change.org pedindo que o festival fosse cancelado.

Entretanto, apesar da grande mobilização, a festividade iniciou normalmente neste sábado. Alguns ativistas decidiram fazer ações individuais para salvar alguns cães. De acordo com a agência de notícias AFP, uma chinesa de 65 anos gastou US$ 1.000 (aproximadamente R$ 3 mil) para comprar cem cachorros e impedir que eles fossem mortos para o festival.

VÍDEO: policial mata a tiros cachorro que passeava com a dona
Homem que jogou cachorro atropelado em caminhão de lixo vai responder em liberdade
Pitbull pode ter língua amputada após terem colocado fita adesiva em sua boca

O Festival de Carne de Cachorro de Yulin é uma popular celebração que vem dos anos 90 e tem como objetivo comemorar o solstício de verão - dia mais longo do ano - com o consumo de milhares destes animais.

Ativistas que se opõem ao festival dizem que ele "traz como consequência o aumento dos roubos de cães de rua e domésticos" e denunciam as péssimas condições dos canis onde se criam cachorros para que sejam sacrificados para o festival.

Curta a página do Bicharada no Facebook

Os protetores também ressaltam que o consumo de carne de cão pode não ser bom para a saúde. Mas os praticantes discordam e atribuem efeitos benéficos à ingestão desse tipo de carne.

- Matar cachorros por sua carne é algo cruel e além disso é um risco para quem a ingere, já que muitos dos animais caçados podem estar doentes - disse ao jornal Global Times Zhou Yusong, da Associação de Proteção de Pequenos Cães da China (CSAPA, na sigla em inglês), uma das organizações que lideram os protestos.

Cachorrinho que foi arrastado por 500 metros não corre risco, diz veterinário
Cachorro entra em depressão e quase não come após morte de dono
Câmara aprova prisão para quem maltratar animais


Foto: Divulgação/AFP

Na China, comer carne de cachorro não é ilegal, mas não existe consenso sobre o quão tradicional é esta prática. Nas redes sociais chinesas, as opiniões se dividem. Alguns usuários demonstram preocupação pelo bem-estar dos animais que serão abatidos, enquanto outros dizem que é preciso respeitar as tradições da província de Guangxi.

- O consumo de carne de cachorro na China aumentou nos últimos 30 anos, à medida em que o país enriqueceu, mas não é fácil encontrar esse tipo de carne - disse à BBC Sam Geall, editor do blog de meio ambiente China Dialogue.

- Viajo pela China há 15 anos e nunca me ofereceram carne de cachorro - diz ele, acrescentando que, às vezes, festivais como o de Yulin são celebrados para atrair turistas, e não tanto por seu caráter tradicional.

Leia outras notícias do dia

No Twitter, a modelo Gisele Bündchen também pede socorro para esses animais e incentiva as pessoas a assinaram a petição:

Help #StopYuLin2015 . Please sign https://t.co/ul6QLsU0pS … pic.twitter.com/JZdw5Yutm9


MAIS SOBRE

Últimas Notícias