Notícias



Balé

Meninas que dançavam apenas com meia receberam doação de leitor da Suiça

Itens básicos para dança, como sapatilha e collant, agora ajudarão nas aulas do grupo

19/06/2015 - 07h03min

Atualizada em: 19/06/2015 - 07h03min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Marcelo Oliveira / Agencia RBS
Projeto ocorre há três anos na periferia de Alvorada

A partir de agora, as alunas da professora Claudia Souza Malta Costa, 15 anos, terão passos mais apurados e passarão a resvalar menos no assoalho do ginásio da Escola Estadual Maurício Sirotsky Sobrinho, no Bairro Maria Regina, em Alvorada. 

VÍDEO: assista uma aula profe Clau

Nesta semana, a adolescente - que há três anos dá aulas de balé aos sábados para meninas de três a 14 anos - entregou ao grupo 60 collants e 40 sapatilhas recebidos em uma doação. Para quem até então dançava no improviso, o momento foi de alegria ao receber o primeiro figurino. Parte das 86 alunas saracoteava nas aulas apenas com meias nos pés. 


Há três anos fazendo balé, Taíssa Spindola, 11 anos, só usava sapatilhas nas aulas quando conseguia emprestado. Caso contrário, tentava fazer o espacate - movimento de abrir as pernas para que fiquem paralelas ao chão - apenas com meias.

Adolescente de 14 anos dá aulas de balé para 50 meninas em Alvorada

Para completar o "uniforme' usava uma camisetinha, saia e meia-calça. Tudo muito simples mas ela garante que o balé faz bem para sua autoestima. 

- Agora me sinto mais bailarina. As vezes doíam meus pés (sem sapatilha) mas nunca quis desistir.


Acostumada a dançar com leggin e meia grossa, Maria Tainá de Lima, 9 anos, também espera ter melhor desempenho nas aulas depois de ganhar a doação. 

- Me sinto bem dançando.




Após a entrega ontem à tarde na casa de Clau, no Bairro Salomé, todas foram imediatamente experimentar as peças para posar para lentes do DG. Mãe de Claudia, a vendedora autônoma de cosméticos e figurinista Marlene Costa, 48 anos, que supervisiona todas as aulas, diz que vê-las evoluindo ao longo do tempo compensa qualquer improviso.

Adolescente de Alvorada que dá aula para meninas persiste no projeto mesmo sem recursos do governo federal

- Elas adoram as aulas e muitas seguem sonhando com o balé mesmo sem ter os materiais.


Doações vierem de leitor da Suiça

As doações foram feitas por um porto-alegrense que mora em Genebra, na Suiça e conheceu o projeto através das matérias feitas pelo Diário Gaúcho, em novembro de 2014 e em maio deste ano.

Leia outras notícias do dia

Com ajuda de uma amiga que mora na Capital comprou o material em uma loja de Alvorada e fez com que peças fossem entregues à profe Clau, como é chamada por suas alunas. Como a compra foi feita em grande quantidade, a loja também doará, na semana que vem, 67 bolsinhas e 67 blusas segundas-peles para as garotas usarem no inverno. 

- Isso é algo básico que elas não tinham. Muitas dançavam apenas de meia calça e com mais uma meia grossa por cima. Mesmo machucando o pé com os movimentos, por falta das sapatilhas, não desistiam - conta Clau, orgulhosa das mudanças que tem conseguido provocar nas meninas.

Além de ensinar os passinhos delicados do balé, Clau é visivelmente uma líder para as gurias. Além de obedecerem sua voz firme, as alunas têm noções importantes de disciplina, postura e vaidade.

Mãe garante: Ágatha está evoluindo

Ágatha Keity de Souza Ferreira, 8 anos, começou a frequentar as aulas em março e a mãe a dona de casa Kelly, 30 anos, já percebe as mudanças no comportamento da filha.

Antes introvertida, agora fez novas amizades e tem se dedicado mais estudos - critério básico para frequentar as aulas, a própria Clau supervisiosa as notas. Para ir às aulas, Agatha tinha apenas meia-calça. Collant, saia e o enfeite do cabelo a mãe conseguiu emprestado.

- Se fosse para pagarmos a aula e comprarmos a roupa não teria como. E fico contente de ver ela dançando - diz a mãe.


Página do projeto da profe Clau no Facebook
Curta nossa página no Facebook

 
Entrega ocorreu na casa da profe Clau
Foto: Marcelo Oliveira/Agência RBS

 
Taíssa só usava sapatilha se conseguia emprestado
Foto: Marcelo Oliveira/Agência RBS

 
Tímida, Maria Tainá se sente feliz nas aulas
Foto: Marcelo Oliveira/Agência RBS

 
Clau, toda de rosa, entre suas alunas
Foto: Marcelo Oliveira/Agência RBS

 
Meninas felizes logo após receberem a doação
Foto: Marcelo Oliveira/Agência RBS

 
Ágatha está fazendo novas amigas
Foto: Marcelo Oliveira/Agência RBS


MAIS SOBRE

Últimas Notícias