Notícias



Solidariedade em Porto Alegre

Doação de perucas renova as esperanças de menininhas com leucemia

28/08/2015 - 07h04min

Atualizada em: 28/08/2015 - 07h04min


Alessandra Noal
Alessandra Noal
Enviar E-mail
Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Ana Clara é só alegria com seus novos cabelos

O dia ficou mais feliz em duas salas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre na tarde de quinta-feira. Pequenos gestos de solidariedade fizeram uma enorme diferença na vida de duas crianças que fazem tratamento para leucemia. Ana Clara e Lívia receberam doações de peruquinhas feitas de fios de cabelos naturais, graças à ong Cabelaço. Os sorrisos de orelha a orelha revelam os sentimentos das gurias: alegria e esperança.

Menino deixa o cabelo crescer para fazer perucas para crianças com câncer

Depois de ficar oito meses sem cabelo por conta da medicação, Lívia Piuco, cinco anos, deu um grito quando viu os cabelinhos chegando. Ela já esperava pelo presente, mas não conteve a felicidade ao se olhar no espelho. Segundo o pai, Ezio Piuco, 56 anos, aposentado, o momento foi de muita emoção.

- Ela ficou rindo o tempo inteiro, pude ver o brilho de alegria nos olhos dela. A mãe tinha saído do quarto, mas, assim que ela entrou, a Lívia fez uma festa para mostrar como a peruca havia ficado bonita. Com certeza, dá um novo ânimo para encarar a doença - afirma Ezio, que veio com a família de Tubarão, em Santa Catarina, para tratar a filha em Porto Alegre.

Conheça o caminho das mechas que viram perucas para crianças e mulheres com câncer

Cabelos ruivos

O mesmo aconteceu com Ana Clara Santos Bitencourt, sete anos, que suspirou de alegria antes de comemorar os novos cabelos ruivos, exatamente do tom do original. Acompanhada da mãe, Regina Santos, Ana vem de São Leopoldo para o tratamento desde julho e fez questão de colocar a peruca na hora.

Transformação

A psicóloga e uma das administradoras da ong, Juliana Martini, 24 anos, acompanha todas as entregas:
- Ver os sorrisos nos rostos delas não tem explicação, tu vês uma transformação na criança.
Ela explica que, para toda menina, o cabelo faz parte da personalidade, por isso é tão importante:
- Dando um novo cabelinho, podemos melhorar a autoestima das crianças.

Para ajudar

- Em um ano, a ong Cabelaço já distribuiu 45 perucas para crianças e jovens em hospitais da Capital, em uma parceria com o Instituto do Câncer Infantil.
- Neste domingo, das 13h às 20h, acontece a quarta edição do Cabelaço, na Rua Botafogo, 886, no Bairro Menino Deus, em Porto Alegre.
- No local, cabeleireiros voluntários estarão reunidos para cortar os cabelos de quem quiser doá-los. O corte custará R$ 10, dinheiro que será destinado à ong.
- Para receber o corte, é preciso agendar horário pelo e-mail forcanaperuca4@gmail.com e ir com o cabelo já limpo e seco.
- Para doar o cabelo é preciso cortar no mínimo 15cm.
- Os cabelos podem ter tintura.
- São utilizadas doações de dez a 12 pessoas para fazer uma peruca. Por isso, quanto mais doações, melhor.
- No local, serão aceitos também agasalhos e alimentos para doar às instituições.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias