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Espaço do Trabalhador

Sete dicas para aprender a lidar com as decepções profissionais

Se decepcionar faz parte dos altos e baixos da vida de qualquer trabalhador, mas a maneira de enfrentar esse sentimento faz diferença da construção da carreira

10/08/2015 - 13h43min

Atualizada em: 10/08/2015 - 13h43min


Morguefile / Divulgação

Muitos profissionais - sejam eles empregados, autônomos ou empreendedores - já sentiram-se decepcionados. Podemos traduzir esse sentimento também para desapontados ou enganados com uma situação ou promessa não realizada.

É fácil culpar terceiros por uma decepção: o chefe ou colegas de trabalho. Há quem culpe clientes, e outros muitas vezes nem sabem quem culpar. Porém, decepcionar-se faz parte da rotina profissional, pois nem tudo em que criamos expectativa de fato acontecerá.

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Para ajudar o trabalhador a lidar melhor com a decepção profissional, o Espaço do Trabalhador reuniu dicas do especialista em coaching de vendas Jaques Grinberg Costa, que também é palestrante e autor do livro "84 perguntas que vendem", publicado pela Editora Ser Mais. Confira!

1. Espere menos e faça muito mais

Quando a expectativa é menor, as chances de uma decepção também são menores. E, quando você espera menos e faz muito mais, diminui bastante as chances de decepcionar-se. O grande erro de muitos profissionais é esperar muito e nada fazer para ter o resultado esperado.

2. Faça por você, não espere um obrigado

Os profissionais que fazem o que precisa ser feito, sem esperar um agradecimento do chefe ou elogios dos colegas, conseguem trabalhar com mais satisfação.

3. Estude muito e esteja preparado para novos desafios

Independente da sua profissão e de suas responsabilidades, em um mundo globalizado e competitivo é importante acompanhar as mudanças. Tempo de profissão já foi um diferencial competitivo. Atualmente é o conhecimento, a facilidade de trabalho em equipe e a flexibilidade que tornam um profissional requisitado.

4. Seja curioso e criativo. Pergunte e descubra coisas novas todos os dias

Qual foi a última vez que você participou de uma palestra, leu um livro ou pesquisou na internet informações para o seu trabalho render mais? O que seus clientes, colegas e chefe pensam sobre o seu trabalho é o mesmo que você pensa? Existem formas de fazer o seu trabalho mais rápido e com uma qualidade superior? Seja curioso e criativo, responda estas perguntas com duas ou três possibilidades diferentes.

5. Acredite no seu potencial

Todos nascem iguais, não existe sorte - existe força de vontade. Ganhar na loteria é probabilidade. O jogador tem que investir tempo para ir até uma lotérica, pensar e escolher os números para jogar, arriscar e pagar o valor do jogo para ter chances de ganhar. E, quando ganha, todos dizem que é sorte. Sorte seria ganhar na loteria sem jogar.
Podemos trazer este conceito para a empresa. Por exemplo: aquele colega que foi promovido e todos dizem que é sorte ou que ele é "puxa saco". O que ele fez e tem de diferente para ter sido promovido?

6. Não tenha medo do que ainda não aconteceu

Ter medo do que ainda não aconteceu é mais comum do que você imagina. Ter medo de perder o emprego é um dos fatores que geram a decepção profissional. Quando um profissional acredita que irá perder o emprego, seu rendimento cai, e falhas no serviço começam a acontecer.
Quando perde o emprego, a culpa é dos colegas, do chefe que não gostava dele ou da crise. O profissional esquece de avaliar o seu desempenho negativo por causa de um medo que não existia, mas pode ter acontecido baseado neste medo.

7. Sorria mais

Sorrir é o melhor remédio para a vida. Deu certo, sorria e festeje o resultado. Deu errado, sorria e conserte. Aprender a assumir os erros e comprometer-se a corrigi-los é para poucos profissionais, que destacam-se e diminuem as chances de novas decepções. Viver bem é sorrir para viver. Experimente!

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