Notícias



Enchente

Moradores são retirados de bairro alagado em Cachoeirinha

Pelo menos 90% dos moradores da Vila Olaria devem ser levados a abrigos

25/09/2015 - 10h38min

Atualizada em: 25/09/2015 - 10h38min


Adriana Franciosi / Agencia RBS
Roseli e Yuri sairam da Vila Olaria para o Ginásio. Na segunda-feira, devem estar de casa nova no Chico Mendes

A situação dos alagamentos no município de Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre, amanheceu ainda pior nesta sexta-feira. A água acumulada na Vila Olaria subiu, por conta da chuva durante esta madrugada.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Fernando Kern, o nível do Rio Gravataí está em 5,20m, enquanto seu normal é de 1,6m. Das 129 famílias que residem na Vila, 37 já foram levadas para o Loteamento Chico Mendes e outras onze estão no Ginásio Municipal Nossa Senhora de Fátima. A expectativa é retirar pelo menos 90% dos moradores da comunidade e leva-los aos abrigos.

Rios da Região Metropolitana ameaçam transbordar
Em Alvorada, moradores mal se recuperaram da última enchente e já se preocupam com novos alagamentos



Congestionamento de barcos

"Em julho, eu perdi tudo. Agora, eu estava comprando as coisas aos poucos e, novamente, tudo se foi. Essa etapa vai ser um sofrimento para mim, como todo o recomeço."

O desabafo do aposentado José Soares, 83 anos, da Vila Olaria, em Cachoeirinha, resume o sentimento de quem assiste à reprise de um triste acontecimento. Dois meses após as enchentes que trouxeram prejuízo a milhares de pessoas, moradores da Região Metropolitana, novamente, veem suas casas serem invadidas pela água.

Chuva permanece em parte do Rio Grande Sul até domingo
VÍDEO: motoristas se arriscam e atravessam ponte tomada pela água no sul do RS

Na tarde desta quinta-feira, um congestionamento de barcos se formou na vila. Dentro do ônibus cedido pela prefeitura, uma caixa com utensílios e uma mesa eram as únicas coisas que Roseli Marques, 33 anos, desempregada, carregava. Acompanhada do filho Yuri, três anos, ela se despedia na tarde de ontem da Vila Olaria:

- Faz 36 anos que meu marido mora aqui e foi sempre assim: alagamentos.

Leia outras notícias do dia
Curta a página do jornal no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias