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Planeta moto

No asfalto molhado, cuidado dobrado

A partir de hoje, o Estado enfrenta período prolongado de tempo ruim, com previsão de temporais. Atenção na pilotagem deve ser maior

16/09/2015 - 07h04min

Atualizada em: 16/09/2015 - 07h04min


Daniel Conzi / Agencia RBS
Chuvas exigem cuidado redobrado ao andar pelas ruas

Moto e pista molhada compõem uma daquelas misturas que precisam ser bem dosadas, para não desandarem. Não significa deixar de pilotar na chuva, muito menos conduzir a moto como se fosse um dia seco.

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É nesse meio-termo que está a segurança. Um grande aliado para pilotar na chuva começa a chegar para a maioria das motocicletas a partir do ano que vem: os freios ABS.

Frio vai embora do RS e dá lugar a calor e chuvas

- Com eles, as rodas não travam nas freadas. Não travando, o motociclista continua no controle da moto e consegue desviar do obstáculo - explica o assessor da gerência de fiscalização da EPTC Daniel Denardi.

Defesa Civil alerta para risco de temporais no RS a partir desta terça

O equipamento será obrigatório de fábrica, aos poucos, a partir de 2016. Até lá, cuidado dobrado quando nuvens carregadas fecham o céu, situação que deverá predominar nos próximos dias.

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Vem muita chuva

Em algumas áreas, o acumulado de chuva pode se aproximar dos 300mm ao longo dos próximos dias, segundo alerta lançado ontem pela Defesa Civil estadual.

A perspectiva é de que a chuva chegue ao Estado na madrugada, atingindo primeiro a fronteira com o Uruguai e avançando ao longo do dia para o restante do território gaúcho. Confira algumas dicas para não se perder na chuva!

- Parar no começo: os primeiros momentos da chuva são mais perigosos para quem está sobre duas rodas. A água se junta à areia e à água na pista, formando uma mistura que se torna escorregadia para os pneus. O ideal é esperar a chuva lavar esses detritos por alguns minutos. Uma dica é aproveitar esse tempo para mandar pelo celular aquela mensagem que estava atrasada.

- Atenção com os pneus: tudo fica mais seguro com os pneus na calibragem correta e com desgaste aceitável. Os índices para cada um, com o peso de uma ou de duas pessoas em cima da moto, estão em adesivo colado na capa da corrente. E nada de esperar ficar careca para trocar. Preste atenção no indicador de desgaste da banda de rodagem. É um filete de borracha transversal aos sulcos do pneu. Quando esse filete aparece no mesmo nível da banda, está na hora de trocar o pneu.

- Frear corretamente: tem gente que aprendeu errado e que precisa se reeducar: só usar os freios de trás é péssimo. O dianteiro e o traseiro devem ser acionados simultaneamente. Suavemente, aperte o freio dianteiro e pressione o pedal do traseiro, aumentando gradualmente as forças, conforme for necessário. O aperto vigoroso do dianteiro ou o pisar forte no traseiro pode causar derrapagem e perda de controle.

- Velocidade menor: especialistas apontam que se deve reduzir em, pelo menos, 25% a velocidade em dias de chuva. Assim, onde se andava a 80km/h, o ideal, na chuva, é trafegar a uns 60km/h. Nas áreas urbanas, onde o limite é 60km/h, o ideal é baixar para 45km/h.

- Roupa para a ocasião: é essencial carregar as capas. Vale a pena dar uma olhada na previsão do tempo antes de sair de casa, para não ser pego de surpresa. Mais do que manter o piloto seco, a capa aumenta a segurança porque garante mobilidade na condução. Com roupas molhadas, isso fica impossível.


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