Notícias



Depois do temporal

Afetado pelas cheias em Canoas? Saiba como sacar seu FGTS

Prefeitura e Caixa definiram os locais de atendimento de quem sofreu prejuízos devido ao mau tempo

30/10/2015 - 16h11min

Atualizada em: 30/10/2015 - 16h11min


Carlos Macedo / Agencia RBS

A partir do dia 11 de novembro, moradores de Canoas que foram afetados pelos temporais e pelo granizo de outubro poderão encaminhar a liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para consertar os danos.

A prefeitura de Canoas e a Caixa Econômica Federal definiram os locais onde serão feitos os atendimentos para a movimentação do Fundo, sempre das 9h às 18h. Confira abaixo:

Centro Social Urbano
Endereço: Rua Rio Grande do Sul, 1790 - Mathias Velho

Igreja Imaculada Conceição
Endereço: Rua Ana Neri, 1309 - Rio Branco

CAIC
Endereço: Avenida 17 de Abril, s/n - Guajuviras
 
Centro de Assistência Social La Salle
Endereço: Rua Lajeado,1300 - Niterói

Confira mais notícias sobre Canoas

A documentação necessária para a movimentação segue as normas estabelecidas pela Caixa Econômica Federal, com os seguintes itens:

- documento de identificação pessoal
- carteira de trabalho comprovando o vínculo empregatício, com cópia de todas as páginas onde consta o contrato de trabalho
- número do PIS/PASEP/NIS
- foto impressa com identificação do endereço (número da casa) e comprovante de residência na área atingida pelo desastre

Família de Canoas precisa de ajuda para recomeçar

Esclareça suas dúvidas sobre o saque do FGTS

Quem pode movimentar o FGTS?

Se você está trabalhando, foi demitido ou pediu demissão, poderá retirar o Fundo diretamente em algum caixa eletrônico, na CEF, ou poderá utilizar o Cartão Cidadão para sacar em qualquer caixa automático da Caixa ou lotérica.

Contudo, o valor máximo autorizado para saque neste tipo de atendimento é de R$ 1.500. Caso você queira retirar um valor superior a esta quantia, deverá comparecer diretamente no atendimento da Caixa Econômica Federal.

A única restrição que impede a retirada do FGTS é ter sido realizada alguma movimentação nos últimos 12 meses para a mesma finalidade.

Preciso comprovar que minha renda é inferior a 2,5 salários mínimos. Isso procede?

Esta questão ainda está sendo discutida entre a prefeitura e a Caixa. Por enquanto, este critério não será um dos requisitos para a retirada do FGTS.

Somente quem mora nas regiões mais atingidas poderá sacar o FGTS?

Não. Todos os bairros de Canoas poderão ter acesso ao saque do FGTS, porém, os bairros foram diferenciados como "totalmente atingidos" e "parcialmente atingidos".

Os totalmente atingidos não precisarão apresentar o laudo de reconhecimento e comprovação dos estragos da residência. São eles: São Luís, Mathias Velho, Harmonia, Mato Grande, Fátima, Niterói, Rio Branco e Ilha das Graças.

Os moradores destes locais poderão sacar o FGTS apresentando a documentação necessária: documento de identificação pessoal, carteira de trabalho comprovando o vínculo empregatício, com cópia de todas as páginas onde consta o contrato de trabalho, número do PIS/PASEP/NIS, foto impressa com identificação do endereço (número da casa) e comprovante de residência na área atingida pelo desastre.

Todos os demais bairros são considerados parcialmente atingidos e seus moradores deverão obter o laudo com a Defesa Civil, o qual já pode ser solicitado.

Fui assaltado e levaram meus documentos, o que eu faço para conseguir sacar o FGTS?

Você deverá ir à delegacia e registrar um Boletim de Ocorrência. Com ele, você poderá comprovar sua identidade.

Como sacar o FGTS, se o comprovante de residência não está no meu nome?

Para a retirada, é obrigatória uma comprovação de residência (conta de água, luz, telefone por exemplo), pois é por meio dela que será definida a necessidade do laudo de reconhecimento e comprovação dos estragos da residência.

Fonte: prefeitura de Canoas

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias