Notícias



Chuva

Rio Jacuí transborda e inunda três bairros de Eldorado do Sul

Defesa Civil começou a retirar famílias das casas na madrugada deste domingo. Moradores estão sendo levados para ginásio municipal e casa de parentes

11/10/2015 - 11h19min

Atualizada em: 11/10/2015 - 11h19min


Arquivo pessoal / Divulgação
Avenida A, no Bairro Cidade Verde, em Eldorado do Sul, está inundada

O vento no sentido Sul, que represa o Guaíba e, consequentemente, o Rio Jacuí, está contribuindo para aumentar rapidamente o nível das águas em três bairros de Eldorado do Sul e nas ilhas do Bairro Arquipélago, em Porto Alegre. Segundo a Defesa Civil de Eldorado, desde o início da manhã deste domingo, famílias estão sendo retiradas dos bairros Cidade Verde, onde a energia elétrica já foi cortada, Picada e Chácara. As águas do Rio Jacuí, distante 4km do Cidade Verde, invadiram as casas em cerca de meio metro e a previsão, se o vento continuar represando, é de que possa subir, no mínimo, 40cm até segunda-feira.

Na manhã deste domingo, o nível do Guaíba alcançou a maior marca desde 1967, com 2,70 metros, de acordo com o Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (CEIC).

Água atinge abrigo e força transferência de famílias ao Ginásio Tesourinha
Domingo terá chuva e temperatura baixa no Rio Grande do Sul

Na cidade de Guaíba, a Avenida João Pessoa, ao lado do calçadão do Centro, está alagada desde sábado, com 1 metro de água em mais de 200 metros de extensão. Famílias da Vila Ipe estão sendo monitoradas pela Defesa Civil local, mas não aceitam deixar as casas.

Em Cachoeirinha, o Rio Gravataí está com 5,25 metros - quase 2 metros acima do nível de transbordamento - na Vila Olaria. Conforme Fernando Kern, coordenador da Defesa Civil da cidade, 11 famílias estão abrigadas num ginásio municipal, 71 já foram realocadas para o Loteamento Chico Mendes, e não retornarão mais para a Vila, e outras 30 seguem morando na região ribeirinha.

Em Alvorada, 19 pessoas seguem no ginásio municipal. Pelo menos 15 ruas dos bairros Americana, Nova Americana e Umbu estão com água nas vias.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias