Notícias



Espaço do Trabalhador

Empregada que pediu demissão sem saber que estava grávida não tem reconhecido direito à estabilidade

Recurso foi negado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). O caso aconteceu em Sergipe

24/11/2015 - 13h36min

Atualizada em: 24/11/2015 - 13h36min


divulgação / Divulgação

Uma ex-empregada de uma empresa do Sergipe, que pedia o reconhecimento da estabilidade provisória por gravidez, com a reintegração ao emprego ou indenização pelo tempo de estabilidade, teve o recurso negado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A decisão foi unânime.

Ela solicitou a demissão e, somente depois, se deu conta de que estava grávida no momento em que fez o pedido. O fundamento da decisão judicial foi o fato de que a extinção da relação de emprego foi de iniciativa da empregada.

Nascidos em novembro: começa pagamento do Pis

Na reclamação trabalhista, a trabalhadora afirmou que, quando pediu desligamento da empresa, já se sentia mal durante o trabalho. Ela classificou o pedido de demissão como "totalmente informal e descabido", e alegou que a falta de tempo para cuidar do filho que já tinha, devido à dupla jornada, levou a tal atitude impensada.

Arrependida, pediu administrativamente a reintegração, mas não obteve resposta da empresa.

Dilma sanciona lei que permite redução temporária da jornada de trabalho

Em sua defesa, a companhia sustentou que a ex-empregada solicitou a rescisão contratual por meio de carta de demissão, manifestando vontade expressa de se desligar da empresa. Assim, não haveria como reconhecer o pedido de reintegração decorrente da estabilidade gestacional.

A empresa alegou ainda que a empregada só fez o pedido cerca de quatro meses depois da confirmação da gravidez.

Mais de 4 mil vagas de emprego são oferecidas no Rio Grande do Sul; saiba como concorrer

O juiz afastou o direito à estabilidade provisória e eximiu a empresa de indenizar ou reintegrar a ex-funcionária. O magistrado não encontrou provas de que a ela tivesse sido induzida a pedir demissão, ficando claro que o pedido foi espontâneo. O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE) manteve a sentença.

Em recurso ao TST, a trabalhadora insistiu no pedido de reintegração ou conversão em indenização, mas o relator, ministro João Oreste Dalazen, descartou o direito à estabilidade provisória, regra prevista no artigo 10, inciso II, alínea "b", do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal para os casos de dispensa arbitrária ou sem justa causa.

É festa da empresa, e não balada!

Ele explicou que a regra representa garantia à empregada e proteção ao nascituro, mas não há fundamento jurídico para estendê-la à empregada que, livremente, decide rescindir o contrato.

- Independentemente do estado gravídico da empregada, não há vedação ao exercício regular do direito à demissão, conferindo-se total validade ao seu ato - concluiu.

Leia mais notícias do dia
Curta nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias