Notícias



Comércio

Vai trocar o presente? Saiba quais são os seus direitos

Não gostou daquela lembrancinha que ganhou no dia 25? Pois esta semana que começa é a oficial das trocas no comércio

28/12/2015 - 10h03min

Atualizada em: 28/12/2015 - 10h03min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Anderson Fetter / Anderson Fetter
Um short menor para a Eduarda, por favor!

Antes de correr para as lojas para trocar o presente de Natal que não gostou ou não serviu, é importante saber quais são os seus direitos e as obrigações dos lojistas. O Diário Gaúcho ouviu a coordenadora do Departamento Jurídico da CDL Porto Alegre, Virgínia Neves de Menezes, e o diretor-executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira, em busca de orientações para o consumidor que pretende fazer trocas. Em qualquer caso, ter a nota fiscal em mãos é fundamental.

Leia as últimas notícias do dia

- Ela é a garantia para o consumidor, pois marca a data de início da garantia, gerando o vínculo entre o consumidor e o fornecedor - explica Cauê.

Natal de superação vence um ano de crise

Também há situações em que a loja não é obrigada, legalmente, a fazer a troca.
_ No momento da compra, a pessoa precisa estar atenta a política de troca do estabelecimento. Pela lei, a empresa não é obrigada a trocar se o consumidor não gostou da cor ou do modelo do produto _ exemplifica Virgínia.

Meu Sonho de Natal: Mais de 300 crianças são presenteadas por leitores

Comércio do RS tem pior Natal em 14 anos, afirma entidade

Etiqueta

No caso da Eduarda da Silva, nove anos, do Loteamento Chico Mendes, em Cachoeirinha, o problema foi o tamanho. Assim que abriu o presente recebido da madrinha, a estudante percebeu que precisaria trocar o short por dois números menores. Na mesma hora, o pai dela, o industriário Adriano da Silva, 38 anos, a alertou para não retirar a etiqueta da roupa.

Cristo Redentor recebe iluminação natalina

- Ainda hoje (ontem), a dinda ficará sabendo que vai ter que trocar. Tomara que tenha guardado a nota - completou Adriano.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias