Notícias



Iemanjá

Oferenda ecológica é opção para quem não quer poluir as águas. Aprenda a fazer

Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul criou oferenda que não agride a natureza

30/01/2016 - 10h07min

Atualizada em: 30/01/2016 - 10h07min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Inês faz a sua oferenda

Um presente para Iemanjá e outro à natureza. Desta forma, integrantes da Federação Afro Umbandista e Espiritualista do Rio Grande do Sul (Fauers) celebram o 2 de fevereiro, também dia de Navegantes, em Cidreira, no Litoral Norte. Há uma década, a entidade criou a oferenda ecológica para ser entregue ao mar na data de homenagem à Rainha do Mar.

Segundo o presidente da entidade, Everton Alfonsin, o objetivo é não agredir a natureza. Por isso, no lugar de madeira e espelhos, que demoram para se decompor, o barco de 30cm de comprimento ganha forma biodegradável, com papel, cola caseira e tinta guache. Neste ano, a Fauers produziu 450 barquinhos que serão deixados no mar de Cidreira depois da procissão luminosa, na noite de 1º de fevereiro, que reunirá os adeptos das religiões de matriz africana. 

Roubo de veículos cresce 89% nas praias gaúchas

- Os barcos são uma forma de a entidade colaborar com a preservação do meio ambiente. Eles levam cerca de duas horas para se desmancharem - explica a pedagoga Inês Pacheco, mulher de Everton, e uma das idealizadoras do barco biodegradável.

Saiba como aproveitar o veraneio mesmo em meio a crise financeira

Para Inês, mais do que deixar o barco no mar, a oferenda é o que antecede a cerimônia. Cada barco leva cerca de um dia para ser finalizado. É preciso esperar  a goma - cola feita à base de farinha - secar para que o papel-jornal possa ser manuseado até ganhar o formato ideal. Pronto, o barquinho custará, em média, R$ 10. A oferenda ecológica pode carregar pedidos escritos em papel crepom , rosas - apenas as pétalas -, perfume - apenas o líquido - e oferendas em cera. 

Sem luz, água nem saneamento, casal ainda não conseguiu realizar o sonho de morar na casa da praia

- Oferenda é se dedicar para fazer algo. No caso, o presente para Mãe Iemanjá - acredita a pedagoga.

Até o dia da festa, a Fauers estará num estande na Concha Acústica, de Cidreira, trocando os barcos por alimentos não perecíveis - 3kg, cada - ou vendendo-os a R$ 10. Os alimentos serão destinados ao Lar dos Idosos São José, de Canoas.

Conheça a história do casal que mora em Cidreira mas nunca tomou banho de mar

Passo a passo para fazer seu barco

Material
Folhas de jornal
Goma: feita com farinha de trigo, água e vinagre
Papel crepom: para decorar o barco
Tinta guache

Leia mais notícias do dia
 
Modo de fazer

 

 
Fotos: Mateus Bruxel/Agência RBS

- Com goma, cole três folhas de jornal.

- Coloque para secar ao sol.

 

- Dobre o papel para dar forma ao barco: primeiro, ao meio, depois, dobre os lados e, em seguida, duas dobras para fazer a popa da embarcação. Por último, dobre o outro lado, no formato de triângulo, formando a proa.

- Junte as partes com mais tiras de jornal e goma, como se fosse fita adesiva. Coloque a quantidade de jornal necessária para deixar firme a embarcação.

- Coloque para secar ao sol.

 

- Pinte o barco com tinta guache e decore com papel crepom. O mastro é feito com um rolinho de jornal.
- Leve ao mar.

Aprenda o passo a passo também em vídeo:



Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias