Notícias



Sem diversão

Vandalismo ameaça banho em piscinas públicas de Porto Alegre

Centro de Comunidade Vila Elizabeth fechou por dois dias nesta semana devido a invasões ocorridas no período da noite

14/01/2016 - 10h06min

Atualizada em: 14/01/2016 - 10h06min


Mateus Bruxel / Agencia RBS

Pelo segundo dia consecutivo, o vandalismo impediu que as cerca de 400 pessoas que frequentam diariamente as duas piscinas comunitárias do Centro de Comunidade Vila Elizabeth (Cecove), no Bairro Sarandi, pudessem aproveitá-las.

Leia mais notícias do dia

Nas noites de segunda-feira e de terça-feira desta semana, invasores ingressaram na área sem permissão.

Piscinas comunitárias de Porto Alegre: dada a largada da temporada de mergulho

Ontem, duas barras de ferro do portão de entrada foram arrancadas pelos vândalos, cercas tiveram as barras forçadas e pelo menos 50 pessoas teriam entrado no local depois das 18h - horário de fechamento dos portões. Os relatos ficaram registrados no livro da segurança, como a situação de uma mulher com duas crianças que, depois de ameaçar o guarda, ingressou no local junto com os vândalos.

Proteção dos deuses do Olimpo "falha", e estátua da Redenção é destruída

As marcas da invasão ficaram ao redor das piscinas. Preservativos, cigarros e garrafas de uísque e de energético foram deixadas no terreno depois da algazarra. Segundo moradores próximos, que pediram para não serem identificados por medo de represálias, a folia ilegal terminou depois das 3h.

Homem faz stand up paddle no Arroio Dilúvio

Abertas em 5 de janeiro, as piscinas do Cecove começaram a apresentar problemas cinco dias depois, na primeira invasão.

- Eles (invasores) sujam a água, que fica impossibilitada de ser usada por crianças e idosos durante o dia. Estou trabalhando, na verdade, para quem não merece - lamentou o professor Julio Cesar Gonçalves, responsável pelo Cecove.
 
"Joguei a toalha"

No ano passado, a população do Sarandi já tinha deixado de aproveitar a temporada por um problema hidráulico causado pelo vandalismo. Foi Julio quem descobriu que a causa do entupimento da piscina dos adultos era uma garrafa pet enfiada na tubulação. Para reabrir as piscinas em 2016, a equipe do professor uniu-se na reforma. Juntos, pintaram os bancos, os muros e as piscinas. Agora, porém, o grupo está desmotivado.



- Chegamos a idealizar que, com tudo limpo, não haveria vandalismo. Infelizmente, ocorreu o contrário. Há uma cultura da desordem. Estou com medo de continuar. É melhor esvaziarmos as piscinas antes que ocorra uma tragédia numa noite destas. Fico com pena de quem esperou o ano todo para aproveitar e será prejudicado por uma meia dúzia de desordeiros. Joguei a toalha - desabafou Julio.

Na tarde de ontem, a previsão era de que a piscina fosse reaberta hoje. Porém, tudo dependeria do que ocorresse durante a noite.

Gasto de R$ 300 mil mensais

Indignado com a situação do Cecove, o gerente-geral da Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer (SME), Roberto Wagner, pretende reunir-se ainda nesta semana com representantes da prefeitura para discutir a possibilidade de fechamento do Centro.



O mesmo poderá ocorrer no Centro de Comunidade George Black (Cegeb), no Bairro Medianeira, onde ladrões amassaram a cerca instalada sobre os muros e furtaram um micro-ondas, na semana passada, fechando o espaço por meio turno. Há, também, a ideia de acionar a Secretaria da Segurança Pública para pedir mais policiamento.
Roberto calcula que serão destinados pelo menos R$ 300 mil mensais com pequenas reformas, reposição de material furtado e segurança noturna dos centros.

- São regiões conflagradas pela violência. Para piorar, até os piscineiros foram ameaçados de morte por usuários no Cegeb. Nos sentimos de mãos atadas - desabafa Roberto.

Na tentativa de conter a violência, todas as piscinas são cercadas e muradas.
No período da noite, há um segurança desarmado em cada Centro. A explicação da Secretaria para eles não usarem armas seria uma medida de proteção, pois poderiam ser assaltados pelos próprios vândalos.

Centro fechado

Das sete piscinas comunitárias, apenas o Centro de Comunidade Vila Ingá (Cevi), no Passo das Pedras, não foi aberto em 2016. O motivo estaria na falta de segurança para lidar com 68 famílias vindas da ocupação Vila da Mata que estão alojadas num prédio da prefeitura ao lado da área da piscina.

A decisão de não abrir o Centro partiu do vice-prefeito Sebastião Melo, que prefere manter o local fechado a arriscar a segurança dos moradores. Pela quantidade de pessoas, cerca de 200, vivendo temporariamente no local, ele teme que os monitores não consigam dar conta de todos os usuários da piscina.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias