Notícias



São Paulo

Foto de bebê com farda, cassetete e algema, em post da PM, gera polêmica nas redes sociais

Internautas se dividiram entre contrários e favoráveis à imagem divulgada no Twitter e Facebook da corporação

04/02/2016 - 12h38min

Atualizada em: 04/02/2016 - 12h38min


Twitter / Reprodução
O rosto da criança foi borrado pelo Diário Gaúcho em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente

A foto de um bebê com farda, segurando cassetete e algema, publicada pela página oficial da Polícia Militar de São Paulo, no Twitter e no Facebook, gerou polêmica. O post feito na noite dessa terça-feira tinha também a mensagem "boa noite" e a hashtag "#podeconfiarpmesp".

Foi o suficiente para que a publicação recebesse uma enxurrada de críticas. A maioria dos internautas reclamou por ser uma criança na imagem usada pela PM.










Outros, no entanto, não viram problema na postagem.










Comercial que mostra mulheres embelezadas após separação gera polêmica nas redes sociais
Post de padaria reclamando de "negligência" ao Moinhos de Vento gera polêmica no Facebook

Em entrevista ao G1, o coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos em São Paulo e um dos fundadores da Comissão da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da OAB, Ariel de Castro Alves, explicou que a exibição da imagem viola o artigo 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina: "Submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou a constrangimento". A pena prevista para o crime é de seis meses a dois anos de reclusão.

Ele avalia que a criança possa, no futuro, passar por situações de constrangimento na escola, por ter sido colocada com símbolos de repressão e violência.

- A criança é colocada em uma situação constrangedora, vexatória. Foi exposta com um arma, ainda que não seja uma arma de fogo, mas armas usadas para reprimir, como o cassetete e a algema para prender - afirmou.

Por meio de nota, a PM de São Paulo se manifestou, defendendo a imagem publicada em suas redes sociais. Leia na íntegra:

"A Polícia Militar informa que as fotos são enviadas, como em inúmeras outras situações anteriores publicadas, por internautas ou selecionadas por outras mídias sociais, de caráter público. A farda simboliza valores fundamentais para a comunidade, tais como: o patriotismo, a proteção, o civismo, a honestidade, a honra, a coragem e a dignidade humana.

Também simboliza o juramento, o sacrifício, muitas vezes da própria vida, representado pelos 7 policiais militares assassinados em 35 dias nesse ano, em prol do bem comum, ato nobre nos países mais desenvolvidos, pois é símbolo de orgulho para tais sociedades".

Leia mais notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias