Notícias



Turismo em Porto Alegre

Ilha da Pintada será o primeiro bairro de Porto Alegre a ter um museu de rua com exposição permanente

Museu de percurso na Ilha da Pintada, no Bairro Arquipélago, em Porto Alegre, será inaugurado no próximo dia 18, mas ainda precisa de apoiadores.

25/02/2016 - 07h06min

Atualizada em: 25/02/2016 - 07h06min


Mateus Bruxel / Agencia RBS
Turismólogas e alunas estudam o primeiro ponto turístico da ilha: o Arroio Flor da Pintada

A mais habitada das ilhas de Porto Alegre receberá uma iniciativa inédita num único bairro da Capital para contar a história do Bairro Arquipélago. No próximo dia 18, será inaugurado um museu de rua com exposição permanente na Ilha da Pintada, com 25 pontos identificados pela parceria entre pesquisadores de Ufrgs, turismólogos voluntários e a pesquisadora, diretora do Museu das Ilhas e moradora da região, Teresinha Carvalho da Silva.

Iniciada em 2012, a pesquisa apontou locais comuns aos habitantes, mas que têm importância histórica. Segundo a historiadora Ana Maria Dalla Zen, professora do curso de Museologia da Ufrgs, a ideia é apresentar a memória do bairro. 

- No lugar de espaços físicos qualificados e coleções fantásticas, nos preocupamos em valorizar as pessoas do bairro. Queremos dar visibilidade às memórias das ilhas e fazer com que as pessoas tenham orgulho de onde moram - explica a historiadora.

Leia mais
Confira as notícias do dia
Meta alcançada: associação da Ilha da Pintada será reformada!
Uma noite de sonhos para onze jovens na Ilha da Pintada
Piora estado de ponte que liga as ilhas Mauá e da Pintada

História
É o que vem ocorrendo com os alunos do curso de Turismo Ecológico, oferecido na Ilha da Pintada pelo Polo Marista de Formação Tecnológica, selecionados para apresentar os painéis aos visitantes no dia da inauguração. Entre eles, está Thielle Bordignon, 17 anos, moradora da Ilha das Flores.

- Me criei no Bairro Arquipélago, mas jamais imaginava que temos 17 ilhas. Estamos descobrindo o lugar que a gente mora. Isso me dá mais orgulho de viver aqui - conta, entusiasmada.

Para Gabrielle Martins, também de 17, moradora da Pintada, o mais importante será mostrar que as ilhas têm uma história a ser contada, como a do arroio Flor da Pintada, por onde passa a Travessia Oscar Ferreira de Freitas, a porta de entrada da ilha. Segundo os pesquisadores, o arroio teve importância durante a Revolução Farroupilha. Por ele, teriam passado os homens que invadiram Porto Alegre. 

- Queremos tirar o foco das enchentes e das coisas ruins. Temos muito potencial para apresentar a quem vier nos visitar - garante Gabrielle.

Com o auxílio das turismólogas Rosiely de Souza Reis e Rosanir Lindemayer, e da diretora do Museu das Ilhas, a pesquisadora Teresinha os 20 estudantes selecionados serão os responsáveis por contar as histórias que marcam a ilha. Rosiely explica que a ideia será receber escolas e grupos de turistas por meio de agendamento telefônico - o número ainda está sendo definido. 

- No futuro, queremos engajar todos os moradores das ilhas nesta iniciativa. É algo para valorizar a região - comenta Rosiely.

 A turma reunida revisando os pontos históricos. Foto: Mateus Bruxel
Ainda faltam apoios
Segundo Ana Maria, a seleção dos pontos turísticos ocorreu a partir de entrevistas com moradores antigos e análise de documentos em arquivos históricos. Por meio de um edital do Programa de Extensão Universitária do Ministério da Educação, a Ufrgs conquistou uma verba para a pesquisa, a confecção dos painéis e do museu virtual, já disponível na internet (http://museudailhadapintada.org).

O maior problema, ressalta a historiadora, é que restando menos de um mês para a inauguração falta verba para concluir os painéis. A direção do Museu das lhas busca apoiadores para revestir os banners com proteção UV, no valor de R$ 500, e para pintar os painéis metálicos com proteção contra ferrugem, cujo valor foi orçado em R$ 2 mil.

Para contribuir com o projeto
Fone: 9852-2506, com Teresinha da Silva, diretora do Museu da Ilha


Confira os endereços de todos os pontos históricos do Museu de Percurso da Ilha da Pintada




Alguns dos pontos destacados do trajeto

Art'Escama
O artesanato com escamas de peixe é fonte de renda das mulheres pescadoras e descendentes de açorianos da Ilha da Pintada. Em 2012, foi transformada na Associação dos Artesãos da Ilha da Pintada Bairro Arquipélago _ Art'Escama, com apoio da UFRGS. Possui certificação de Tecnologia Social e Matriz de Eco desenvolvimento com Sustentabilidade e Geração de Renda.

Escola Almirante Barroso
Durante a enchente de 1941, a Prefeitura de Porto Alegre arrecadou dinheiro para atender aos flagelados. Esta verba ficou depositada por anos, e foi durante o mandato do Dr. Eliseu Paglioli, em 1951, que um grupo de moradores da Ilha da Pintada, comandado por Augusto Laydner manifestou o desejo que fosse construída a escola na Ilha. Assim foi construída a nova sede do Grupo Escolar, onde hoje encontra-se o prédio da Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso.

Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
Em 28 de junho de 1913 foi lançada a pedra fundamental da Capela Nossa Senhora da Boa Viagem. Em 2 de julho de 1917, a capela foi inaugurada e abençoada pelo Vigário Pe. Vicente Conde. A construção foi possível graças aos devotos da Bandeira do Divino Espírito Santo, que pediam contribuições para construir a igreja. Foi demolida por volta de 1971, junto com a demolição da ponte de madeira, e construída a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem em um local próximo.

Estaleiro Mabilde
Tranferiu-se para a Ilha em 1912. O fundador do estaleiro, Emilio Mabilde, formado pela Escola Naval do Rio de Janeiro, recebeu vários prêmios e medalhas pelos seus trabalhos de construção naval. Na Ilha, o Estaleiro criou uma caixa d'água, ambulatório para primeiros socorros, uma vila operária, casas de negócios, salão de recreio, canchas de esporte, o Mabilde Futebol Clube e a Escola Mabilde.
Seus operários recebiam gratuitamente moradia, luz elétrica, água e carvão. Até as 22 horas, sua usina gerava energia elétrica para o Estaleiro e para as casas dos operários.

Associação dos Amigos Artesãos e Pescadores da Ilha da Pintada (AAAPIP)
A Associação foi fundada em 22/10/1989, com a presidente Odete Coelho, que tinha por objetivo qualificar a comunidade para o artesanato, a partir da cultura dos pescadores, chegando a criar uma Casa de Cultura, em frente à Praça Salomão Pires Abrahão com o apoio de Maria Pires, sucesso, na época.

Escola Maria José Mabilde
A Escola Mabilde, localizada às margens do Rio Jacuí, foi criada em 1879. Por mais de um século, a escola compõe fatos que marcaram a construção de histórias e memórias da Ilha da Pintada. Atualmente, o seu prédio abriga 9 turmas de alunos do Ensino Regular e 8 turmas com atividades complementares do tempo integral, constituindo a Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria José Mabilde.

Curta a página do jornal no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias