Notícias



Debutantes

Uma noite de sonhos para onze jovens na Ilha da Pintada

Jovens das Ilhas da Capital realizaram sonho de uma festa de debutante. Baile comunitário ocorreu ontem com valsa, bolo e presentes

09/03/2015 - 07h06min

Atualizada em: 09/03/2015 - 07h06min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Adriana Franciosi / Agencia RBS
Baile ocorreu no ginásio da Escola Almirante Barroso

Quando Paula Juliana dos Reis Back colocou os pés no pátio da Escola Estadual de Ensino Médio Almirante Barroso, na tarde de ontem, chorou só de ver a decoração finalizada do 1º Baile de Debutantes das Ilhas, em Porto Alegre. Mais tarde, ficaria mais uma vez emocionada ao se ver no espelho maquiada, de penteado feito e vestido verde. 

Meninas das Ilhas de Porto Alegre vão realizar sonho de 15 anos

- Mal dormi essa noite, sonhei que já estava aqui - contou a menina de 14 anos minutos antes de entrar no ginásio da escola cuidadosamente preparado para receber ela e outras dez jovens de famílias de baixa renda das ilhas da Capital. 

Enquanto tentava controlar as próprias emoções, Paula ainda ajudava a amiga Gabrielle Mendes Ferreira, 14 anos. Inquieta, Gabrielle temia não conseguir conter as lágrimas no momento da entrada no baile. 

- Vou ter que me segurar, minha mãe não teria dinheiro para me proporcionar isso. Estou realizando um sonho.

O baile com valsa, fotos, mimos e bolo marcou o fim de uma trajetória percorrida pelas meninas desde agosto do ano passado. As jovens foram rigorosamente selecionadas para participar do baile comunitário idealizado pela  moradora da Ilha da Pintada Rosilene Ávila, 44 anos, e o profissional de relações internacionais Adson Machado, 24 anos. Não podiam ter filhos, estar casadas ou se exporem muito nas redes sociais.

Também deviam ter boas notas e participar das aulas de preparação. O projeto não foi focado apenas na festa. Aulas de postura, palestras de nutrição e educação sexual foram incluídos no cardápio de ensinamentos que as garotas levarão para a vida toda. 

- Me sinto mais presenteada que elas. Foi mais de meio ano de trabalho intenso - comenta Rose.

Leia mais notícias do dia
Curta nossa página no Facebook

"Vai ser minha única festa"

Paula Maciel Cortz, 15 anos, que jamais havia sido maquiada por uma profissional, não parava de mexer os braços de tamanho nervosismo. Luana Nascimento, 15 anos, ficou uma hora e meia em frente ao espelho até que o penteado ficou pronto. Com as madeixas lisas, como sempre sonhou, completou o figuro com um vestido lilás e uma coroa na cabeça.

- Nesse dia, tudo é bom, fazer cabelo, maquiagem, tudo.

Muitas delas, mal acreditavam que aquilo tudo estava acontecendo. 

- Vai ser minha única festa - disse, Jéssica Duarte, animada.

No início da noite, as jovens entraram na festa, ao som de Fascinação, de Elis Regina, e foram recepcionadas por seus padrinhos, pais e namorados. Ganharam brincos e colares oferecidos por lojas parceiras e dançaram a valsa. Todas puderam levar dez convidados para o cerimonial e outros cinco para o baile.

Jovens especiais se preparam para debutar

Esforço para o jantar

Além de ajudar a idealizar e organizar a festa, Rosilene Ávila, passou dois dias cozinhando para que nada faltasse. Como de última hora não foi possível fechar parceria com um restaurante para fazer o buffet, ela mesma preparou a comida, os doces e os bolos. Foi servido massa penne com molhos de bolonhesa e frango e risoto de salmão. Os alimentos foram doados pelo banco de alimentos da Fiergs e parceiros locais. Bebidas, decoração, fotografia e todos os itens que fizeram o cenário da festa foram doados por empresas parceiras a iniciativa.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias