Notícias



Saúde

Impasse mantém suspensa a entrega de medicamentos em postos de saúde da Capital

Falta de entendimento entre Coren e a Secretaria Municipal da Saúde deixará população sem acesso a medicamentos nos postos de saúde por tempo indeterminado

02/03/2016 - 18h34min

Atualizada em: 02/03/2016 - 18h34min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
André Ávila / Agencia RBS
Farmácia do Centro de Saúde Modelo é uma das alternativas aos postos de saúde

A retirada de medicamentos em postos de saúde da Capital continuará suspensa por tempo indeterminado. A reunião realizada ontem entre o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, e o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Daniel Menezes de Souza, não resolveu o impasse causado por uma determinação do Coren que proíbe os enfermeiros de entregar remédios nas farmácias das 141 unidades de saúde de Porto Alegre.

A norma está baseada em uma lei federal e em uma normativa do Conselho Federal de Enfermagem que determinam que apenas farmacêuticos podem dispensar remédios - ato que inclui a entrega do medicamento e orientações sobre uso. Desde segunda-feira, os enfermeiros não estão mais autorizados a entregar medicamentos, mesmo que haja disponibilidade no estoque. A alternativa para a população é ir até as dez farmácias distritais.

- Se formos contratar 141 farmacêuticos, a gente gastaria R$ 1,5 milhão por mês para manter todos os locais com estes profissionais. E não temos como fazer isso, estaríamos inviabilizando outros processos de saúde - argumenta o secretário de Saúde, Fernando Ritter.

Leia mais
Saiba como conseguir remédios gratuitos ou com desconto
Pacientes sofrem com a falta de medicamentos em farmácias públicas de Porto Alegre

A secretaria sugeriu que seja feita a qualificação técnica dos enfermeiros para a função - ao mesmo tempo, o Coren suspenderia a proibição. Na avaliação de Fernando, os enfermeiros "são altamente qualificados para entregar medicamentos". Ele destacou que, embora o assunto já viesse sendo discutido, a proibição pegou-o de surpresa:

- Essa decisão atinge os dois lados mais fracos: trabalhadores e a população, que fica desassistida. Não existe diferença entre entregar remédio para uma pessoa que está no leito e para uma pessoa que vai até uma unidade de saúde.

A prefeitura deve tentar liminar para suspender temporariamente a decisão. Na sexta-feira, o assunto será levado ao Ministério Público.

Sem proposta

À frente do Coren, Daniel afirma que a prefeitura não apresentou "nenhuma proposta concreta". Ele defende que o enfermeiro está sendo desviado da sua função em um cenário em que já há profissionais insuficientes para a atual demanda. Ele pede que seja apresentada uma proposta formal que possa ser analisada em plenário pelos conselheiros.

- A responsabilidade é do gestor público, que tem de colocar outros profissionais nessa função. Não cabe ao conselho dizer como ele tem de administrar. Estamos preocupados, porque a comunidade que está sem acesso aos remédios. Pedimos que isso se resolva com a máxima urgência - afirma Daniel.

Ele argumenta que o profissional precisa de qualificação específica para manipular o medicamento, cuidar da dosagem e do fracionamento, conforme prevê a lei federal.

O presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Maurício Schüler Nin, reforça a exigência legal do profissional farmacêutico habilitado como responsável técnico em cada uma das unidades públicas de saúde, ressaltando que deve haver uma equipe qualificada para auxiliá-lo nas atividades de dispensação de medicamentos.

Leia mais notícias de saúde

Longa viagem até em busca de remédio

Depois de consultar na unidade de saúde de Chapéu do Sol, no Extremo-Sul da Capital, o técnico eletrônico Carlos Alberto Klipp, 54 anos, enfrentou uma hora e dez minutos de viagem até o Centro de Saúde Modelo, no Bairro Santana. Sem ter como pegar seus remédios para ansiedade no posto, encarou mais de duas horas de trânsito.

 
Foto: André Avila/Agência RBS

- Sempre conseguíamos retirar no posto os medicamentos mais básicos. Agora, não tem jeito, tem que encarar o ônibus - lamenta Carlos Alberto.

Habituado a retirar medicamentos para a mãe na unidade de saúde Santa Fé, no Bairro Rubem Berta, o corretor de imóveis Luiz Clovis Pereira, 49 anos, foi surpreendido com a proibição da entrega no posto e também procurou a farmácia distrital do Centro de Saúde Modelo. Dona Iva Maciel, 80 anos, precisa de oito medicamentos para pressão alta, osteoporose e artrose: 

- Ninguém avisou nada, cheguei lá e disseram que tinha que procurar outra farmácia.

Leia mais notícias do dia

Farmácias distritais

Enquanto não ocorre uma decisão sobre o assunto, é preciso retirar os medicamentos em uma das dez farmácias distritais da Capital.

Sarandi: Rua Baltazar de Oliveira Garcia, 744
Restinga: Avenida Macedônia, 750
Bom Jesus: Rua Bom Jesus, 410
IAPI: Rua 3 de abril, 90
Centro de Saúde Modelo: Rua Jerônimo de Ornelas, 55
Murialdo: Avenida Bento Gonçalves, 3.722
Navegantes: Avenida Presidente Roosevelt, 5
Santa Marta: Rua Capitão Montanha, 27
Vila dos Comerciários: Rua Moab Caldas, 400
Camaquã: Rua Pitta Pinheiro Filho, 176

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias