Notícias



Fique magra, Brú

Com quase 70 mil seguidores, professora que perdeu 42kg expõe no Instagram luta contra a obesidade

Bruna Christino Monte, 25 anos, emagreceu 42kg desde o início de 2015

21/04/2016 - 18h43min

Atualizada em: 21/04/2016 - 18h44min


Em seu perfil no Instagram, Bruna publica fotos comparando o período anterior à dieta com atual

Ela não sabe ao certo quando começou a fazer sucesso nas redes sociais e diz que tudo aconteceu aos poucos. O fato é que, hoje, a professora de Língua Portuguesa e estudante de Pedagogia Bruna Christino Monte, 25 anos, é uma referência na internet na luta contra a obesidade. Em seu perfil no Instagram, já soma 68,7 mil seguidores. Na página no Facebook, 7.279 curtidas. No canal no YouTube, 1.715 inscritos. Nas três plataformas, ela conta como emagreceu e dá dicas para quem pretende perder peso.

– Eu não abro mão de ser feliz. Não faço da minha reeducação alimentar uma tortura. Preciso saber a hora em que tenho de descansar, comer um bolo quando estou com vontade – explica.

A professora mora em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Na tarde desta quinta-feira, a entrevista ao Diário Gaúcho por WhatsApp foi mais uma das demandas que ela têm diariamente. Para responder aos seguidores que mandam mensagens, Bruna garante dedicar "muito tempo da vida": mais de seis horas por dia – e lamenta não conseguir responder a todos.

A luta contra a obesidade começou em janeiro de 2015, na primeira segunda-feira do ano. Com 24 anos, 1,73m e 131kg na época, sua saúde estava debilitada: tinha problemas de má circulação e dificuldades para andar.

Foi para sair dessa situação que ela começou a reeducação alimentar. Ainda tem metas a seguir, mas já venceu algumas. O primeiro desafio era não ver mais três dígitos no visor da balança quando se pesasse: por mais de dez anos, esteve acima dos 100 kg. Pesando 89kg agora, o próximo objetivo é chegar aos 80kg – até porque é alta, como destaca.

– Não miro a magreza eterna. Eu só quero ter qualidade de vida. Só isso – sentencia.

O preconceito com pessoas gordas

Nas redes sociais, ela diz que quase não há discurso de ódio direcionado a ela. Porém, mesmo hoje sendo sucesso na internet, a professora lembra que as piadinhas em relação ao seu sobrepeso sempre existiram, o que garante ter encarado sempre com tranquilidade.

– Algumas pessoas absorvem e outras levam numa boa. Eu faço parte desse segundo grupo. Sempre procurei mostrar que era mais que um corpo obeso.

Leia mais notícias
Atriz plus size posa nua e garante: "sou linda mesmo sendo uma mulher grande"
Mesmo depois de vencer obesidade, americana ainda se vê com 321 kg: "Não sinto vontade de sair de casa"

Para muitos seguidores, a situação não é a mesma. Com frequência, ela recebe mensagens pedindo ajuda, conselhos, lamentando a violência que sofrem por serem gordos. Casos extremos já chegaram por mensagem à professora: uma moça obesa, que não saía mais de casa e estava prestes a se matar.

– Acredito que, graças a Deus, dei um conselho para ela, mostrei que a vida dela era muito preciosa para isso, e ela mudou de ideia. Isso me deixa muito preocupada, porque é uma responsabilidade muito grande você tentar salvar a vida de uma pessoa, mas, ao mesmo tempo, fico muito grata por conseguir fazer isso, por conseguir motivar, conseguir mostrar que é possível.

Relação com seguidores

A admiração pela luta de Bruna vem desde seus alunos até pessoas desconhecidas.

– Meus alunos acompanham minha luta. Eles compartilham, porque são super-ligados em rede social. Eles veem o canal, se inscrevem no YouTube. Eles me veem e falam: "Nossa, tenho uma professora que está famosa na internet" – comemora.

Mas, a maior parte dos seguidores, claro, são pessoas desconhecidas.

– Recebo mensagens carinhosas, dizendo que consegui fazer a pessoa mudar de vida, e isso é muito gratificante. Às vezes, eles me encontram por aí na rua, na faculdade, me abraçam.

Da parte da professora, todo contato tem sido virtual – o que pode mudar. Ela cogita marcar encontros com os seguidores logo.

– A galera quer muito me conhecer, conversar. Ainda não foi possível, mas acredito que, em breve, vou começar, sim, a fazer esses encontrinhos com os seguidores, porque vale muito a pena.

Leia mais notícias
Curta nossa página no Facebook

* Diário Gaúcho


MAIS SOBRE

Últimas Notícias