Mercado de trabalho
Ficou desempregado? Conheça seus direitos e veja dicas para enfrentar este momento de sufoco
Força-tarefa do Grupo RBS preparou esta reportagem especial, um guia para você neste momento difícil
Os dados divulgados nesta semana pela Fundação de Economia e Estatística (Fee) apontam o desemprego como o inimigo número 1 dos trabalhadores no país. Na Região Metropolitana de Porto Alegre, atingiu 10,1% em fevereiro: corresponde a 186 mil trabalhadores sem oportunidades no mercado. A marca de dois dígitos não era alcançada no segundo mês do ano desde 2009, quando estava em 10,4%.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população desocupada no Brasil somou mais de 9 milhões no último trimestre do ano passado, um aumento de 40,8% em relação ao mesmo período de 2014. Foi o maior crescimento já registrado na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, iniciada em 2012.
Publicado por Diário Gaúcho em Sexta, 1 de abril de 2016
Ficou desempregado? Conheça seus direitos e veja dicas para enfrentar este momento de sufoco. #DiarioGauchohttp://clic.rs/1VYuf89
Estes números se refletem na agência FGTAS/Sine na Rua José Montaury, no Centro de Porto Alegre, que funciona nas últimas semanas com a corda esticada ao limite. Do começo ao fim do expediente, entre 8h e 17h, as 103 cadeiras oferecidas para a espera de atendimento nos 14 guichês ficam ocupadas. E sobra gente de pé. São cerca de 300 pessoas recebidas por dia ali, entre encaminhamentos de seguro-desemprego e busca por vagas.
Leia mais
Concursos públicos: cinco cidades da Região Metropolitana oferecem quase 200 vagas de emprego
Quem trabalhou entre 1971 e 1988 pode ter dinheiro a sacar do Pis e do Pasep. Saiba como consultar
Setor da beleza é mais uma das vítimas da crise: clientes somem e número de salões fechados dispara
Quem sonha em ouvir o número da ficha chamado ainda pela manhã precisa chegar na madrugada. Luiz Carlos Ramos, 62 anos, do Bairro Jardim Leopoldina, na Capital, busca uma nova oportunidade em zeladoria enquanto corre de um lado para outro cancelando cartões de crédito e negociando as prestações do apartamento financiado. A esposa, diarista, está "segurando as pontas".
– É o que está dando uma força para a casa. Porque o seguro-desemprego vai direto para pagar o apartamento – comenta Luiz Carlos, desempregado há menos um mês. Para auxiliar as pessoas que estão enfrentando este momento, uma força-tarefa do Grupo RBS preparou esta reportagem especial, um guia para você enfrentar e superar este momento de desemprego.
Este link abaixo é de um site de cálculos. Serve para você fazer uma simulação de quanto você vai receber na demissão.
É hora de ir à luta
Procurar um novo emprego é o próximo passo. Nestas dicas, a vice-presidente de Expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) e coach executiva Simone Kramersaiba explica como fazer um bom currículo. Também há sites onde buscar emprego, endereços das agências FGTAS/Sine da Região Metropolitana e também cursos gratuitos para se qualificar.
Principais sites de empregos no RS