Notícias



DG Ajuda Você

O empurrão que faltava para você parar de fumar: tratamento gratuito é oferecido pelo Sus em Porto Alegre

Serviço da Secretaria Municipal da Saúde é solicitado na unidade de saúde

03/05/2016 - 15h34min

Atualizada em: 03/05/2016 - 15h36min


Apague de uma vez!

Em Porto Alegre, 16,4% das pessoas maiores de 18 anos são fumantes, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O percentual altíssimo está ligado a doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas (DPOC).

Leia outras notícias do dia

Mas tem como reverter estes problemas. O controle do tabagismo pode contribuir para prevenir ou evitar 45% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por DPOC, 25% das mortes por doença cérebro-vascular e 30% das mortes por câncer, segundo a SMS.

Leia mais
Largar cigarro de vez é mais fácil do que reduzir aos poucos, aponta estudo
Pesquisa indica que fumo passivo pode ser prejudicial mesmo em ambientes abertos

Em Porto Alegre, existe um serviço para auxiliar o fumante a largar o vício. O usuário do Sus deve procurar a sua unidade de saúde de referência para ser encaminhado ao Programa Municipal de Controle do Tabagismo, da Secretaria Municipal da Saúde, que oferece apoio profissional para parar de fumar e controle da abstinência. O programa é coordenado pela Política Pública das Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SMS. A expectativa é de que, neste ano, 3 mil pessoas sejam atendidas no serviço.

Leia outras notícias da seção DG Ajuda Você

Para ajudá-lo a tomar a decisão de parar de fumar, técnicos do Programa Municipal de Controle do Tabagismo destacam que os benefícios aparecem logo. Veja:

Em 20 minutos: a pressão arterial volta ao normal e a frequência do pulso cai aos níveis normais. A temperatura nas mãos e nos pés aumenta até chegar aos níveis considerados normais.

Em oito horas: os níveis de monóxido de carbono no sangue chegam aos valores normais e o nível de oxigênio aumenta.

Em 24 horas: o risco de se ter um acidente cardíaco relacionado ao fumo diminui.- Em 48 horas: os sentidos de olfato e paladar melhoram.

De duas semanas a três meses: caminhar torna-se mais fácil e a função pulmonar melhora em até 30%.

De um a nove meses: os sintomas comuns em fumantes, como tosse, ronquidão, congestão dos seios da face, fadiga e falta de ar ficam mais tênues. A pessoa fica mais disposta para realizar atividades que pedem bastante energia.

Em um ano: o risco de doenças ligadas a males do coração cai pela metade em relação a um fumante.

Em cinco anos: a taxa de mortalidade por câncer de pulmão de uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia diminui em pelo menos 50%. Depois de cinco a dez anos sem fumar, o risco de AVC é reduzido aos níveis de não fumantes. O risco de câncer na boca, garganta ou esôfago diminui pela metade, quando comparado ao de um fumante.

Em dez anos: a taxa de mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes e não fumantes é igual. As células pré-cancerosas são substituídas por outras saudáveis. Os riscos de câncer na boca, garganta, esôfago, bexiga, rim e pâncreas diminuem.

Em 15 anos: os riscos de uma pessoa morrer por doenças relacionadas a problemas no coração são iguais aos de uma pessoa que não fuma.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias