Notícias



Na saúde e na doença

Cães que se recuperaram de doenças graves buscam um novo lar

Feira de adoção acontece no sábado e no domingo no Shopping  Gravataí 

29/07/2016 - 17h54min

Atualizada em: 29/07/2016 - 17h55min


Em um sítio em Gravataí, a protetora Carla Adriana Forgiarini cuida de cerca de 90 cães doentes

"Eu não sou uma protetora comum, eu sou uma cuidadora de doentes", é assim que Carla Adriana Forgiarini, 47 anos, define a função que desempenha diariamente há 30 anos. Em um sítio em Gravataí, ela cuida de cerca de 90 animais com doenças como tetraplegia, cegueira e epilepsia. Depois de curados, encaminha para adoção. Neste final de semana, 15 deles terão a oportunidade de ganhar um novo lar em um feira que acontece no Shopping de Gravataí.

Leia mais:
Cão que esperava há 8 meses pelo dono em Balneário Camboriú é levado do hospital onde vivia
Motorista do Uber é agredido ao buscar mulher no Aeroporto Salgado Filho
Motorista e manifestantes trocam agressões durante protesto em Porto Alegre

Viúva e sem filhos, Carla viu no amor pelos animais a possibilidade de curar uma depressão. Hoje celebra a vitória dela e de muitos animais que conseguiu tratar.

– Tenho casos que vieram em estado terminal e hoje estão aqui voando as tranças – conta, descontraída e completa: – Eu encontrei forças neles, em ver que existem serem que precisam de mim. Eu acordo todos os dias por eles.

Carla encontrou nos animais um motivo para viver

Carla não tem graduação em veterinária, mas aprendeu com a prática e já foi muito elogiada por profissionais.

– Já fiz até uma amputação de emergência em uma madrugada. No outro dia levei para a clínica e foram só elogios – relembra orgulhosa.

Dois exemplos do poder que o amor tem de curar são os mestiços de porte médio Raia e BB. Se eles não tivessem sido resgatados pela protetora, seriam sacrificados por causa da deficiência física. Pelas mãos de Carla, a fêmea tetraplégica e o macho paraplégico conseguiram se recuperar.

BB conseguiu recuperar os movimentos das patas
Raia ainda não enxerga bem de um olho, mas "é bem serelepe" segundo a protetora

– A Raia ia passar por eutanásia, em Canoas, e o BB, em Esteio, por não terem cura ou quem cuidasse. Arrumaram quem cuidasse e a cura – conta.

Raia teve traumatismo craniano e por isso não enxerga bem de um olho, mas "é das mais sem vergonha e muito serelepe". Já o BB, que também recuperou os movimentos das patas, ficou manco de uma perna, mas "voa as tranças, é muito dócil e adora uma bola", conforme Carla. Ambos estão prontos para ganhar novos donos que deem o mesmo ou maior amor que a protetora deu a eles.

Leia mais:
Porto Alegre terá feira para adoção de animais atropelados no sábado
Prefeitura de Esteio cria a campanha Catioro Go! para estimular adoção de cães abandonados

Entre os cuidados aos animais e o trabalho fora de casa, ela faz rifas, promove eventos e vende camisetas para conseguir pagar as despesas com alimentação e medicamentos. Mas conta também com doações e com a solidariedade para conseguir um novo lar para os caninos recuperados, já que no sítio também cuida de cavalos que sofreram maus tratos.

Para adotar:

/// Quem quiser levar para a casa um cãozinho como a Raia e o BB pode visitar a feira de adoção que acontece no sábado e no domingo no das 13h às 17h, no Shopping Gravataí (Avenida Centenário, 555).
/// No local também haverá orientação para castração de baixo custo e distribuição de amostras de ração. Além disso, os cães que forem adotados na feira ganham a primeira consulta com o veterinário e um desconto de 50% no Pet Shop Cusco e Cia.

Para ajudar:

/// Doações de ração e medicamentos podem ser deixadas nafeira de artesanato da Confraria Balada e Batom que acontece dentro do shoppingGravataí, diariamente das 10h às 22h.
/// Doações em dinheiro podem ser feitas através da ContaCorrente 13066-3, agência 0478 da Caixa Econômica Federal, operação 023.
/// Contatos com a Carla pelo telefone (51) 9103-0052 ou pelo Facebook.

Leia as últimas notícias do dia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias