Notícias



Fim de uma era

O videocassete acabou: última empresa que produzia aparelho anuncia encerramento da fabricação

Companhia japonesa chegou a produzir 15 milhões de unidades por ano. Em 2015, vendas não chegaram a 750 mil.

21/07/2016 - 12h41min

Atualizada em: 22/07/2016 - 17h52min


A empresa japonesa Funai Electric, última fabricante de videocassetes no mundo, divulgou que irá encerrar a produção do aparelho até o final deste mês, por causa da falta de demanda e de peças. É o fim de uma tecnologia que marcou as décadas de 1970 e 1990. Na época, o videocassete era praticamente a única opção para exibir vídeos.

Com o surgimento do DVD, que logo foi superado pelo Blu-Ray, e que se se apagou com a distribuição via streaming (transmissão de áudio e/ou vídeo pela internet) o videocassete, definitivamente, ficou ultrapassado. Mas ele ainda existe – e por pouco tempo.

Leia mais
Netflix quer investir no cinema brasileiro
Conheça 11 serviços de TV por streaming disponíveis no Brasil
Como as locadoras de vídeo tentam se reinventar para sobreviver

Segundo informações do jornal japonês Nikkei Shimbun, a Funai Electric produz videocassetes desde 1983. No auge do aparelho, a companhia chegou a produzir 15 milhões de unidades por ano. Porém, as vendas foram diminuindo e não chegaram a 750 mil no ano passado. Ainda existe um nicho entre colecionadores de filmes antigos, que não foram relançados em outras mídias, e que acabam comprando os aparelhos.

Outras companhias já haviam deixado de fabricar videocassetes. Em 2012, a marca Panassonic parou com a produção do produto. A Sony, que possuía o sistema de fita Betamax, rival do VHS, encerrou a fabricação do aparelho em 2002, mas continuou produzindo as fitas até o ano passado.

Leia outras notícias do dia





MAIS SOBRE

Últimas Notícias