Notícias



Polêmica

Turma da Mônica sofre críticas de internautas após usar lema feminista em quadrinho

História falava sobre autonomia da personagem de Mauricio de Sousa 

05/07/2016 - 14h30min

Atualizada em: 05/07/2016 - 14h40min


A edição 94 da revista em quadrinhos "Turma da Mônica Jovem", versão adolescente do clássico de Mauricio de Souza, falava sobre o poder de escolha da Mônica, a personagem emblemática e líder da turma do bairro do Limoeiro. Na história, Cascão, Cebolinha e outros amigos da eterna "dentucinha" debatem sobre a possibilidade de Mônica colocar aparelho nos dentes.

Irritada com a intromissão num assunto que considera exclusivamente seu, Mônica passa uma bronca nos amigos. "Meu corpo, minhas regras", grita para os colegas. A frase, propagada por movimentos feministas do Brasil com o intuito de ressaltar a autonomia das mulheres sobre questões que envolvem o corpo feminino, foi interpretada como apologia ao aborto.

Leia mais:
Cantora evangélica critica marca de roupas por campanha que sugere fim da distinção de gênero
Esposa de Malafaia e cantora gospel lançam "mulher do lar", mas campanha recebe críticas

No Twitter, Petra Leão, uma das roteiristas da edição 94 da revista, sofreu críticas pelo uso da frase.

Na semana passada, a página oficial da Turma da Mônica Jovem no Facebook, administrada pela empresa Mauricio de Sousa Produções, emitiu uma nota esclarecendo o contexto da história em quadrinho e destacando a abertura que a revista dá para discussões sociais.

"Há mais de 50 anos, as histórias em quadrinhos da Mauricio de Sousa Produções são feitas para divertir e entreter, mas também para levantar discussões saudáveis, sempre com muito respeito a todos", dizia a mensagem.

Dias antes, a fan page também havia virado palco para a polêmica. A mesma imagem da Mônica expressando o lema feminista, acompanhada das hashtags #empoderamentofeminino e #donasdarua gerou apoio e revolta na seção de comentários dos internautas.

A ligação entre o emblema "Meu corpo, minhas regras" e a defesa do aborto também apareceu.

O apoio à igualdade de direitos entre homens e mulheres se tornou uma bandeira da Mauricio de Sousa Produções. No último 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a empresa lançou um projeto chamado Donas da Rua, que incentiva meninas a enviarem textos e vídeos comentando sobre as razões para sentirem-se empoderadas. A empresa também se tornou signatária do ONU Mulheres, organização das Nações Unidas voltada para a defesa da igualdade de gênero.

Leia outras notícias:


Últimas Notícias