Notícias



Caminho do Bem

Brinquedos encontrados no lixo ganharão nova vida e serão distribuídos no Natal

Ação está sendo desenvolvida por uma motorista de caminhão que recolhe os resíduos nos focos de lixo de Porto Alegre

24/08/2016 - 08h07min

Atualizada em: 25/08/2016 - 09h47min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Cristiani recolhe, limpa e seleciona os brinquedos que pretende distribuir aos carentes no próximo Natal

Depois de longos banhos por mais de três dias, regados a desinfetante, escovações diárias e carinho, o Piu-Piu de pelúcia deverá receber um novo dono no próximo Natal. Graças à ideia da motorista de caminhão Cristiani Michel, 43 anos, do Parque dos Maias, Zona Norte de Porto Alegre, brinquedos que foram descartados em focos de lixo da Capital, como Piu-Piu, ganharão a chance de dar alegria a crianças carentes das vilas da cidade.

Desde que se tornou motorista de um caminhão de coleta de lixo de uma empresa terceirizada da prefeitura, há seis meses, ela passou a perceber a quantidade de brinquedos descartados nas dezenas de focos visitados por dia pela equipe formada pela motorista e pelos coletores Clóvis da Rosa, 52 anos, e Paulo César Soares Rodrigues, 40 anos. Até que, no início deste mês, Cristiani motivou-se a recolhê-los e a levá-los para casa.

Sujos e maltrapilhos, os brinquedos ganham nova roupagem depois de horas no "setor de triagem" - formado pela bacia com água, detergentes, desinfetantes e escovas. Em apenas duas semanas, Cristiani já reúne mais de 50 peças. A meta é ultrapassar mais de cem e distribuí-los no Natal em alguma área carente da cidade.

Na tentativa de ampliar a rede de auxílio, no final de semana passado, ela compartilhou a ação no Facebook. Ganhou adeptos na hora. Agora, a motorista já sonha mais alto: quer transformar numa ong a ideia que começou na cabine do caminhão.


Leia mais
Freira cria projeto social para ajudar carentes de São Leopoldo
Conheça a história do Bom Velhinho da vida real
Voluntária ensina a confeccionar perucas para depois doá-las

Início
"No meu primeiro dia de trabalho, me impressionei com a quantidade de brinquedos encontrados pela nossa equipe. Até que um dia, quando paramos o caminhão na Vila Cruzeiro, fui cercada por crianças que me pediram brinquedos. Eu não tinha. Então, veio aquela ideia de 'por que não juntar os que haviam sido descartados e ainda estavam inteiros?' Não parei mais."

Descoberta
"Nas nossas andanças por mais de 50 focos diários de lixo em Porto Alegre, percebo que todo o material descartado tem alguma arrumação. Pode ser reutilizado. As pessoas descartam tudo sem pensar que aquilo pode ser utilizado por alguém. Estou tentando fazer a minha parte com este alerta."

Piu-piu vai ganhar um novo dono depois de ser recuperado por Cristiani

Carinho
"Quando você olha o brinquedo jogado no barro, na podridão, não consegue imaginar que ele poderá voltar a dar alegria a alguém. Então, o recolho e cuido dele com carinho. Tenho certeza de que, mais tarde, ele fará a diferença na vida de uma criança."

Feliz
"Trabalhei como cobradora de ônibus e motorista. Mas, nas minhas horas vagas, sempre gostei de trabalhar com texturas e mosaicos feitos com materiais recicláveis. Trabalhar no caminhão me deu uma felicidade enorme. Estou igual a pinto no lixo."

Contágio
"O melhor de tudo é que estou contagiando os outros colegas de trabalho. Quando eles encontram um brinquedo, lembram de mim. Você tem ideia de comos estaremos até dezembro? Eu torço para que a gente bata a meta dos cem!"

Para ajudar:
* Cristiani aceita doações de brinquedos.
* O telefone para contato é 8414-2505. Mas ela só pode atender a partir das 17h. * Pessoas que quiserem fazer doações podem enviar mensagem via Whats App para Cristiani.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias