Notícias



Tutorial

Passo a passo, aprenda a criar uma conta de e-mail

Siga as dicas e depois envie uma mensagem para o Diário Gaúcho

22/08/2016 - 12h31min

Atualizada em: 22/08/2016 - 12h36min


Com as redes sociais e os programas para bate-papo, o e-mail acabou perdendo força como ferramenta de troca de mensagens. Passados 20 anos do surgimento do primeiro serviço gratuito, o Hotmail, o correio eletrônico é mais utilizado nas empresas e no ambiente escolar do que na vida pessoal.

Mas ter uma conta de e-mail é fundamental para fazer cadastros em sites, fazer compras na internet e até enviar um currículo para se candidatar a vagas de emprego.

Por isso, criamos um passo a passo para você aprender a criar uma conta e enviar mensagens com o principal serviço de e-mail gratuito, o Gmail, do Google.

Leia outros tutoriais

Que tal mostrar que aprendeu enviando uma foto para participar da seção #eunoDG? O endereço é atendimento@diariogaucho.com.br

Vamos lá?

1.
Na página principal, gmail.com, clique em "Criar uma conta". Você será direcionado para uma página na qual deve preencher seus dados pessoais, o nome de usuário e a senha que vai ser usada para acessar a conta.

Dicas

- Para que você consiga utilizar o seu nome e sobrenome no endereço do e-mail, pode incluir números e ponto final, como: diario.gaucho2000.

- A senha deve conter um mínimo de oito caracteres. Quanto maior ela for, mais segura será. Aposte na mistura entre letras, números, pontos e outros caracteres especiais, como "di@riog@ucho!!!". Nunca escolha uma senha que tenha informações pessoais como data de nascimento, número do CPF ou endereço.

Tela inicial para a criação da conta

2. Preenchidas todas informações, clique em "Próxima etapa" e depois em "Concordo". Pronto, você criou a sua conta. Clicando em "Prosseguir", você será direcionado para a sua caixa de entrada, onde ficam as mensagens.

Pronto, você criou um e-mail

Leia também:
Está procurando emprego? Confira sites que podem te ajudar nesta busca
6 mitos sobre as baterias de celulares

Como mandar uma mensagem?

1. Clique na caixa vermelha localizada no canto esquerdo, que diz "Escrever". Na sequência, uma caixa abrirá no canto direito da sua tela. É ali que você digitará a mensagem.

2. Para começar, você deve inserir o endereço de e-mail da pessoa para quem você deseja enviar a mensagem. No campo "Para", preencha o endereço completo, sem espaços entre as letras. Por exemplo: atendimento@diariogaucho.com.br

3. No campo "Assunto", escreva uma palavra ou frase que resuma o que você irá dizer. Por exemplo: Eu no DG.

Veja um exemplo de como enviar uma mensagem

Como anexar e baixar um arquivo

1. Para incluir uma foto ou documento no e-mail, vá até o ícone de clipe que fica na parte de baixo da tela.

2. Uma caixa se abrirá na tela, e a partir dela você seleciona o arquivo que quer enviar. Clique com o botão esquerdo sobre o arquivo e ele será automaticamente carregado no corpo do seu e-mail. Pronto! Agora é só clicar em enviar. Atenção: o Gmail possui uma capacidade máxima de tamanho dos anexos Por isso, certifique-se de que o seu arquivo não tem mais do que 25 MB.

3. Os novos e-mails que chegam para você aparecem em negrito na tela.

4. Para baixar um arquivo que está em anexo, clique em cima do ícone de seta que fica na imagem. O download será iniciado e o arquivo será salvo em seu computador.

Aprenda a baixar um arquivo

Produção: Carolina Lewis



MAIS SOBRE

Últimas Notícias