Notícias



Seu problema é nosso

Bebê que nasceu com má-formação congênita nos pés aguarda cirurgia pelo Sus há quatro meses

A Secretaria da Saúde informou que Manuella deve ser operada até o final deste mês

13/09/2016 - 08h08min

Atualizada em: 13/09/2016 - 08h42min


Djeniffer e Manuella

Manuella Menezes Carvalho, quatro meses, ainda não conseguiu calçar os sapatinhos comprados com carinho pela vovó Ângela Velloso Menezes, 36 anos. A menina nasceu com má-formação congênita nos pés e não movimenta as pernas. Para reverter a situação, Manuella precisa de uma cirurgia ortopédica. Mas a demora para realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde está preocupando a família.

– Até quando ela vai ficar na fila se essa cirurgia precisa ser feita desde que ela nasceu? Quanto mais tempo passar, mais difícil será – lamenta a avó.

Logo que a menina recebeu alta do Hospital de Alvorada, onde nasceu no dia 10 de maio deste ano, uma consulta com o pediatra foi solicitada em caráter de urgência.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

No entanto, após três meses de espera e de angústia por não ter um diagnóstico certeiro, a família resolveu apertar o orçamento e pagar uma consulta particular. Foi então que descobriram que o problema foi originado durante a gestação. Além disso, Manuella não movimenta as pernas porque o tendão está estendido e por isso ela não consegue esticar os membros inferiores. Apesar disso, os médicos garantem, segundo a avó, que a criança tem sensibilidade e há grande chance de melhora por meio da cirurgia.

Manuella nasceu com os dois pezinhos tortos

Consulta

Ângela, responsável legal pela mãe da menina, Djenifer Menezes Silveira, 17 anos, resolveu insistir no atendimento público. Em Porto Alegre, procurou o Conselho Tutelar para pedir orientação. A solução encontrada foi a jovem mudar-se para a casa de uma tia, na Capital. O primeiro passo foi dado, a menina conseguiu atendimento no posto de saúde Santa Marta, na última terçafeira, mas ainda não há certeza de quando a cirurgia será realizada.

– A cirurugia particular custa cerca de R$ 18 mil. Eu e meu marido somos assalariados, é impossível pagar – queixa-se a auxiliar de limpeza.

Leia mais
Problemas com ônibus adaptados da Soul prejudicam tratamento de menina cadeirante
Família precisa arrecadar R$ 6 mil para menino fazer exames no Exterior

Expectativa de prazo é um mês

A Secretaria da Saúde de Porto Alegre informou que Manuella foi cadastrada no sistema dia 8, às 7h41min. A expectativa é que ela seja atendida até o final deste mês. Segundo a secretaria, a fila de espera para esse tipo de procedimento anda rápido e a paciente mais antiga está esperando há cerca de um mês.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias