Notícias



Seu problema é nosso

Trabalho escolar descobre vazamento em sistema da Corsan de Barão do Triunfo

A companhia garantiu que a substituição da peça estragada está sendo providenciada 

20/09/2016 - 07h56min

Atualizada em: 20/09/2016 - 07h58min


Debora Lietz e Wellington Bunilha participaram da pesquisa

Ninguém imaginava que um trabalho de escola resultasse em uma denúncia envolvendo o fornecimento de água em Barão do Triunfo, na Região Carbonífera. Depois de fazerem uma pesquisa sobre a qualidade água do município, fornecida pela Corsan, alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual José Joaquim de Andrade descobriram um vazamento na caixa central, que abastece praticamente todos os bairros.

As faltas constantes de água são resultado deste problema, que acontece há um mês. Durante a realização da tarefa, os estudantes conversaram com um funcionário da Companhia e foram informados de que o conserto só poderia ser feito com a autorização da Regional de Arroio dos Ratos, que administra os reservatórios da cidade. A escola preparou um ofício solicitando o conserto, mas não obteve resposta.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

– Os alunos ficaram assustados com a dimensão da situação e mobilizaram toda a comunidade. No início de agosto, eles enviaram o pedido para Arroio dos Ratos, mas ninguém entrou em contato conosco – conta a supervisora do colégio, Maria Tanise Raphaelli Bosquerolli Antunes, que trabalha na instituição desde 2002.

Um dos responsáveis pelo trabalho, Wellington dos Santos Bunilha, 17 anos, diz que a origem do vazamento está em um defeito na boia da caixa.

– O funcionário da Corsan que nos atendeu disse que a boia está estragada e por isso está vazando. É muito desperdício, o reservatório já amanhece jorrando água – ressalta ele.

Qualidade

Outro fator analisado pelos estudantes foi a qualidade da água para consumo. Após enviarem uma amostra do líquido da escola, foi constatado alto teor de cloro e flúor, o que, de acordo com Maria Tanise, causa uma cor forte na água.

– A água foi aprovada para consumo, mas continuamos com a reclamação de que é muito esbranquiçada – queixa-se.

Leia mais
Morador de Gravataí aguarda há três meses por coquetel de remédios para tratamento da hepatite C
Problemas com ônibus adaptados da Soul prejudicam tratamento de menina cadeirante

Corsan deve substituir peça

A Corsan informou que a Unidade de Saneamento de Barão do Triunfo realizou vistoria no reservatório central e verificou que o vazamento se deve a problema em uma válvula. “A substituição da peça está sendo providenciada. O vazamento em questão é de pequeno porte e não acarreta em desabastecimento. As análises diárias realizadas diretamente tanto na captação quanto em pontos da rede de distribuição atestam sua boa qualidade, cumprindo os padrões de potabilidade do Ministério da Saúde. A cor esbranquiçada deve-se a bolhas minúsculas de ar resultantes da pressão e do movimento da água dentro das tubulações.”



MAIS SOBRE

Últimas Notícias