Golfista gaúcho conquista mundial de golfe juvenil - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Esporte14/10/2016 | 13h48Atualizada em 14/10/2016 | 13h48

Golfista gaúcho conquista mundial de golfe juvenil

Jovem carente de Santana do Livramento começou no esporte por meio de projeto de inclusão social

Golfista gaúcho conquista mundial de golfe juvenil Félix Zucco/Agencia RBS
Herik em foto durante treino em Porto Alegre Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

O gaúcho Herik Machado, 19 anos, conquistou o Faldo Series Grand Final, o mundial do circuito de golfe juvenil, em Colchester, na Inglaterra, nesta semana. Disputando com outros 59 atletas, Herik totalizou 210 tacadas, uma de vantagem em relação ao vice-campeão, o inglês Adam Chapman. O golfista gaúcho também foi vice-campeão da categoria geral.

– Foi uma competição complicada, pois estava muito frio. Queria ter conquistado o título no geral, mas os dois últimos buracos eram muito difíceis – contou Herik nesta sexta-feira, antes de embarcar para o Brasil, onde deve chegar na manhã de sábado.

Leia mais notícias do dia

O jovem é o número 1 no ranking brasileiro de golfe adulto amador do Brasil e melhor golfista nacional no ranking mundial amador, o WAGR. No ano passado, o Diário Gaúcho contou a história do atleta nascido em Santana do Livramento e descoberto num projeto social da cidade. 

Herik faz parte do projeto Alta Performance do Belém Novo Golf Club Foto: Félix Zucco / Agencia RBS

Órfão de pai desde os seis anos, o sexto de sete filhos e morador de uma área pobre de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, o garoto de fala mansa encontrou-se com o golfe por acaso. Como morava próximo do clube, acabava imitando as tacadas dos jogadores usando um cabo de vassoura nos buracos improvisados no campinho de futebol próximo de casa. Até que, aos nove anos, Herik virou caddie — carregava bolsas com os tacos dos golfistas e ganhava R$ 20 por rodada de 18 buracos. Um ano depois, já acostumado com "o outro lado da cerca", o garoto pediu para participar do projeto social Novos Talentos, que selecionaria crianças pobres para aprender golfe.

Atualmente, Herik acumula mais de 30 títulos regionais, estaduais, nacionais e, agora, tem um mundial. Ele mora em Porto Alegre e faz parte do projeto Alta Performance do Belém Novo Golf Club.


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • jjsvoficial

    jjsvoficial

    JJSV#VOTEJJSV Nomes da Música Nacional 2016 do Diário Gaúcho #JJSV VOTAR: https://t.co/6Tz2q37aUA https://t.co/6BcDMrqHbKhá 2 horas Retweet
  • brancosbr

    brancosbr

    renato brancoCanguru Nocauteado... https://t.co/xacIk5zTKZ via @diario_gauchohá 3 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros