Notícias



Esporte

Golfista gaúcho conquista mundial de golfe juvenil

Jovem carente de Santana do Livramento começou no esporte por meio de projeto de inclusão social

14/10/2016 - 13h48min

Atualizada em: 14/10/2016 - 13h49min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Herik em foto durante treino em Porto Alegre

O gaúcho Herik Machado, 19 anos, conquistou o Faldo Series Grand Final, o mundial do circuito de golfe juvenil, em Colchester, na Inglaterra, nesta semana. Disputando com outros 59 atletas, Herik totalizou 210 tacadas, uma de vantagem em relação ao vice-campeão, o inglês Adam Chapman. O golfista gaúcho também foi vice-campeão da categoria geral.

– Foi uma competição complicada, pois estava muito frio. Queria ter conquistado o título no geral, mas os dois últimos buracos eram muito difíceis – contou Herik nesta sexta-feira, antes de embarcar para o Brasil, onde deve chegar na manhã de sábado.

Leia mais notícias do dia

O jovem é o número 1 no ranking brasileiro de golfe adulto amador do Brasil e melhor golfista nacional no ranking mundial amador, o WAGR. No ano passado, o Diário Gaúcho contou a história do atleta nascido em Santana do Livramento e descoberto num projeto social da cidade.

Herik faz parte do projeto Alta Performance do Belém Novo Golf Club

Órfão de pai desde os seis anos, o sexto de sete filhos e morador de uma área pobre de Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, o garoto de fala mansa encontrou-se com o golfe por acaso. Como morava próximo do clube, acabava imitando as tacadas dos jogadores usando um cabo de vassoura nos buracos improvisados no campinho de futebol próximo de casa. Até que, aos nove anos, Herik virou caddie – carregava bolsas com os tacos dos golfistas e ganhava R$ 20 por rodada de 18 buracos. Um ano depois, já acostumado com "o outro lado da cerca", o garoto pediu para participar do projeto social Novos Talentos, que selecionaria crianças pobres para aprender golfe.

Atualmente, Herik acumula mais de 30 títulos regionais, estaduais, nacionais e, agora, tem um mundial. Ele mora em Porto Alegre e faz parte do projeto Alta Performance do Belém Novo Golf Club.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias