Notícias



Solidariedade

Leitores se mobilizam e vão ajudar escola a construir banheiro para irmãos órfãos

História publicada no Diário Gaúcho formou uma corrente de solidariedade por Jocasta, João,  e Josiele da Rosa Martins, que vivem com pai na Vila Ecológica. Conta bancária foi aberta

25/10/2016 - 15h49min

Atualizada em: 25/10/2016 - 15h51min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Professoras querem ajudar a construir banheiro para família

Se, no início, eram os professores da Escola Municipal José Loureiro da Silva, do Bairro Cristal, em Porto Alegre, que pretendiam construir um banheiro para a família de três alunos da instituição, a partir de agora, a obra ganhará novas mãos. Desde a publicação da história dos irmãos Jocasta, sete, João, 11, e Josiele da Rosa Rodrigues, 12, no Diário Gaúcho desta terça-feira, uma corrente de solidariedade se formou entre os leitores.

Com a morte da matriarca, há quatro anos, os três ficaram sob os cuidados do pai, o servente de pedreiro Vladimir Cipriano Martins, 33 anos, que há três meses perdeu o emprego e vive de bicos para sustentar as crianças. Eles moram na Vila Ecológica, no Bairro Santa Tereza, em dois cômodos de compensado, sem banheiro, e dependem do auxílio de vizinhos para a higiene pessoal.

Considerados alunos exemplares, os irmãos despertaram a atenção das professoras na semana passada quando faltaram às aulas dois dias seguidos – a chuva teria dificultado a caminhada de quase 2km até a instituição. A coordenadora de projetos da escola, Débora Leal, e a vice-diretora Vivian Nakata Giuliano decidiram ir à casa das crianças. Foi quando descobriram a situação atual de Vladimir, pai biológico de Jocasta e padrasto de João e Josiele. Viúvo da mulher com quem viveu por sete anos, e sem parentes próximos ao casal, o servente de pedreiro assumiu sozinho a criação das crianças – João e Josiele são órfãos dos pais biológicos.

Leia as notícias do dia

Preocupadas com a situação, Débora e Vivian fizeram uma primeira corrente entre os professores para angariar alimentos e roupas, doados à família. Agora, a meta é construir uma peça de alvenaria que se tornará o banheiro. A escola abriu uma conta bancária para arrecadar doações em dinheiro que serão usadas para a compra do material de construção.

– Muitos leitores ligaram para a escola oferecendo desde dinheiro até mão-de-obra para construir o banheiro. Uma mão ajuda a outra – acredita Débora.

Para ajudar
* A escola está arrecadando alimentos, roupas para as crianças e material de construção para a construção do banheiro da família.
* Os contatos da escola são 3266-5175, 3289-5999 e 3289-5998.
* Para doações em dinheiro:
Nome - Clarice Tramontina (professora)
Banrisul - 041
Agência - 0050
Conta - 39063988.0-6



MAIS SOBRE

Últimas Notícias