Seu problema é nosso
Região de Porto Alegre que está em obras causa transtornos no trânsito há quatro meses
Além dos alagamentos, a via possui muitos buracos
Em dia de chuva, passar pela Rua José Pedro Boessio, no Bairro Humaitá, Zona Norte da Capital, e não cair em algum dos buracos da via é como arriscar na loteria. Mesmo quando o tempo está firme, os motoristas precisam fazer malabarismos para desviar dos desníveis do asfalto.
Quando alaga, a via, que é um dos principais acessos na região para quem se desloca de Canoas para Porto Alegre, chega a ser bloqueada em meia pista a fim de evitar acidentes. E isso causa transtornos no trânsito.
Para amenizar os alagamentos, a prefeitura abriu valetas no meio-fio. Porém, segundo o técnico em contabilidade Vilnei Machado da Silva, 44 anos, a medida não terminou com o problema. A água fica acumulada por dias na pista e nos valos.
Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!
Gastos extra
Morador do Bairro Farrapos, vizinho ao Humaitá, Vilnei enfrenta o caos que se torna a região quando chove. Ele utiliza a via diariamente para levar a irmã até a estação da Trensurb e já contabiliza os gastos que teve com o para-choque do carro quebrado, por não conseguir enxergar os buracos na via.
– Quando alaga, os carros têm de usar a contramão, porque uma das pistas é bloqueada pela EPTC devido ao alagamento – explica o técnico.
Interdição desde junho
A Avenida Ernesto Neugebauer, que também é um acesso importante ao bairro, está interditada para obra de pavimentação desde junho. Na empreitada, também está prevista a manutenção da José Pedro Boéssio.
No entanto, enquanto os moradores esperavam pelas melhorias na via, Vilnei flagrou caminhões da Smov fazendo a pavimentação de uma rua de menor movimento.
– Me sinto frustrado porque nós, motoristas, precisamos de uma via em boas condições – critica Vilnei.
Ele também reclama que, quando chove, não há fiscalização da EPTC para auxiliar os motoristas. Quando entrou em contato com o órgão para pedir providências, recebeu a resposta de que não há efetivo suficiente para permanecer no local.
Leia mais
Ponte que liga Porto Alegre a Alvorada representa perigo para pedestres e motoristas
Falta de poste de iluminação em acesso de Porto Alegre motiva constantes assaltos
Um ano para terminar obras
De acordo com a Smov, está prevista para 2017 a execução de obras na Avenida José Pedro Boéssio. Entre elas, drenagem, e construção de duas novas rótulas. Com essa ação, a secretaria promete resolver os alagamentos na região.
Sobre a Avenida Ernesto Neugebauer, a Smov reitera que a primeira etapa da obra está em andamento e explica que o projeto para a via prevê diversas melhorias.
Para ambas as situações, a Smov afirma que, "a partir do início das obras, cada uma tem o prazo de um ano para ser finalizada".
Já a EPTC informou que realiza o bloqueio da via quando ocorre o acúmulo de água, mas que a intervenção "varia conforme o nível da água e o risco à população".