Saiba como a alimentação pode influenciar no seu bronzeado - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Vem chegando o verão...12/12/2016 | 15h38Atualizada em 21/12/2016 | 09h57

Saiba como a alimentação pode influenciar no seu bronzeado

Especialista fala sobre os nutrientes responsáveis pela pigmentação da pele e dá dicas de alimentos que conservam a cor por mais tempo

Saiba como a alimentação pode influenciar no seu bronzeado Lauro Alves / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Lauro Alves / Agência RBS / Agência RBS
Ana Karina Giacomelli
Ana Karina Giacomelli

ana.karina@diariogaucho.com.br

O verão está se aproximando e, com ele, o desejo — em especial das mulheres — de alcançar um bronzeado perfeito. Sabemos que algumas frutas e legumes auxiliam neste processo, mas, você sabe como isso funciona?

De acordo com a dermatologista Mariana Soirefmann, secretária científica da Sociedade Brasileira de Dermatologia do RS, alimentos ricos em betacaroteno são os grandes responsáveis por uma pele bonita e dourada. O nutriente é um carotenoide, pigmento natural encontrado em plantas de coloração amarela ou laranja e folhas verdes.

Leia mais
12 mitos e verdades sobre cabelo branco
10 mitos e verdades sobre hábitos de higiene
Saiba guardar bem os alimentos na cozinha e aumentar a durabilidade

Quando você consome um alimento rico em betacaroteno ele se transforma em vitamina A, que auxilia na produção de melanina — pigmento responsável pela cor da pele — e conserva o bronzeado por mais tempo, além de agir como oxidante e proteger a pele dos danos solares.

Portanto, para você garantir um bronzeado caprichado no verão, precisa manter uma regularidade desses alimentos no seu cardápio durante este período. A especialista recomenda intensificar a alimentação com betacaroteno um mês antes da exposição solar. Tomar sucos com carotenoides, antes de expor a sua pele ao sol, também ajuda a potencializar o efeito no organismo.

Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

Cuidado com o excesso

O consumo regular de alimentos ricos em betacaroteno pode deixar as palmas das mãos e plantas dos pés amareladas. A sugestão é ingerir até cinco porções de alimentos ricos em carotenoides por dia. O excesso de vitamina A pode ser prejudicial ao organismo e causar ressecamento da pele, perda de cabelo, náuseas, dor de cabeça e problemas no fígado.

Bronzeamento sem sol

Se você é daquelas pessoas que não têm paciência para ficar no sol, mas quer manter a pele dourada durante o verão, pode optar pelos cremes autobronzeadores que contém hidroxiacetona, substância que interage com a queratina da pele e produz pigmento. Mas fique longe de produtos com perfumes cítricos, além das próprias frutas como limão, abacaxi e figo, que podem causar manchas escuras na pele quando expostos ao sol.

Principais vitaminas e alimentos que auxiliam no bronzeado

* Ricos em carotenoides: cenoura, laranja, mamão, abóbora, manga e vegetais de folhas verdes escuras como espinafre, salsa, couve, brócolis e agrião.

Foto: Charles Guerra


* Ricos em licopeno
(substância natural carotenoide responsável pela cor vermelha) auxiliam no bronzeado e protegem a pele dos nocivos raios ultravioleta: tomate, beterraba, pimentão vermelho, melancia, goiaba e morango. 

Foto: Reprodução / Reprodução


* Ricos em vitamina C
auxiliam e prolongam o bronzeado. Além de ajudar na hidratação e regeneração da pele. Entre os alimentos estão a laranja, a acerola, o kiwi, o caju, a goiaba, a manga-rosa, o morango, o melão, o pêssego e vegetais como salsinha, pimentão, couve-manteiga, couve-flor, tomate e brócolis.

Foto: Reprodução / Shutterstock


* Ricos em vitamina E e selênio
também são indicados após a exposição solar. É um poderoso antioxidante que protege a pele da radiação ultravioleta, auxilia na prevenção do câncer de pele e neutraliza os radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Grãos como a castanha-do-pará, por exemplo, são ricos nesse nutriente.

Foto: Marco Favero / Agencia RBS


A combinação de todas essas vitaminas prepara a pele para a exposição solar, facilita o bronzeado e mantém a cor por mais tempo.

Leia outras notícias


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário Gaúchohttps://t.co/VST6R8EXHjhá 3 horas Retweet
  • mfettermann

    mfettermann

    Matheus Fettermann@FabianoBaldasso Ué estranho seria chamar de time de primeira... Tá atacando colega de profissão? Lomba abaixo hein… https://t.co/LE5i492SGnhá 3 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros