Notícias



Seu Problema é Nosso

Moradora de Gravataí reclama da demora na marcação de consultas pelo teleagendamento: "É loteria"

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o tempo de espera varia de uma semana a um mês

27/03/2017 - 08h29min

Atualizada em: 27/03/2017 - 08h34min


Foram necessárias dezenas de ligações e um mês tentando para que a cabeleireira e manicure Maria Eunice Ávila Heyde, 44 anos, conseguisse agendar uma consulta com um médico clínico geral na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab A, em Gravataí. Ela buscou o serviço de teleagendamento. Em várias tentativas, sequer foi atendida. Quando conseguia falar com algum atendente, não havia mais fichas para o posto de referência dela.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

As filas para a saúde pública não se restringem aos locais físicos de atendimento. No telefone, também há uma ordem de espera. Em uma das ocasiões em que tentou marcar a consulta, depois de quase uma hora na linha, Maria Eunice era a segunda da fila, ou seja, a próxima a ser chamada, mas a ligação caiu sem que ela conseguisse falar com os atendentes.

– Na parte da manhã é quase impossível conseguir atendimento. A linha está sempre congestionada. Aí, quando tu consegues que alguém atenda, não tem mais ficha. E só tem um dia de marcação por semana para cada posto. Quem depende do sistema público passa por um sufoco – comenta Maria Eunice.

Validade de exame

Depois de falar com a coordenadora do sistema de 0800, Maria Eunice conseguiu uma consulta no dia 8 de março. O desespero era justamente por precisar apresentar ao médico o resultado de uma ressonância pela qual ela esperou cinco meses para fazer.

– Dependendo do exame, perde a validade. Aí, quando tu finalmente consegues uma consulta, tem que fazer tudo de novo.

Estou com bursite em um dos ombros e hérnia de disco. Ainda bem que consegui a tempo de receber o diagnóstico para poder buscar o tratamento – diz ela.

Segundo Maria Eunice, o sistema de marcação de consultas via telefone é recente. Ela acredita que a prefeitura ainda não conseguiu organizar bem o processo, mas diz que os cidadãos não podem arcar com as consequências e que só quer seus direitos garantidos.

– Conseguir agendamento pelo 0800 é loteria, vai da sorte da pessoa. Normalmente, quando se consegue ligação, não tem mais ficha. Aí, na semana seguinte, é preciso começar o martírio novamente – desabafa.

Leia mais
Grade de proteção é consertada em Porto Alegre após quase dois anos de espera
Muro de contenção que caiu dentro de arroio após temporal representa perigo em rua de Porto Alegre
Problemas na canalização deixaram comunidade de Porto Alegre sem água durante dois meses

Previsão é de melhorias no serviço

Atualmente, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, 23 bairros de Gravataí podem utilizar o serviço de agendamento médico via telefone. A secretaria está desenvolvendo novas ferramentas para melhoria do sistema e pretende ampliá-lo para 100% das UBS.

O projeto está em vigor há seis meses e, diz a prefeitura, "retirou mais de 60% da população das filas nas madrugadas". Segundo o município, 30 mil moradores já foram atendidos por consultas agendadas por telefone. O número de vagas diárias segue o mesmo da agenda presencial.

O teleagendamento

- Para fazer o agendamento por telefone, é preciso ligar para 0800-500-2022, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Há um dia específico para cada UBS.

Dias de agendamento, conforme UBS

- Segunda-feira
Morada do Vale I (Quinta do Sol, Morada do Vale I e parte da Morada do Vale III) e Vila Branca (Garibaldino e Vila Branca)

- Terça-feira
Cohab A (Cohab A, Nossa Chácara, Monte Belo, São Luiz e Distrito Industrial) e São Geraldo (Barnabé e São Geraldo)

- Quarta-feira
São Judas Tadeu (Central, São Vicente, Parque Florido, Vila Elisa, Vila Rica, Bom Fim, São Judas Tadeu, Bom Princípio, Vila Cruzeiro, Lot. Cruzeiro II e Parque Olinda)

- Quinta e sexta-feira
Dias destinados para atendimento geral, de qualquer um dos bairros da lista.

Quem pode

- Quem tem a partir dos 12 anos e deseja consultar com clínico geral, moradores dos bairros citados.

- O número de consultas liberadas é de 40% para adultos e 60% para idosos (acima dos 60 anos) e pacientes especiais.

Saiba mais

- Quem utiliza o teleagendamento não pode fazer a marcação diretamente no posto. Somente por telefone.

- O tempo para conseguir uma consulta varia de uma semana a um mês, dependendo da agenda de cada médico e variando de uma UBS para outra.

Produção: Shállon Teobaldo



MAIS SOBRE

Últimas Notícias